Mais de dois milhões de paranaenses sofrem de hipertensão

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Mais de dois milhões de paranaenses sofrem de hipertensão, ou seja, de cada quatro pessoas, uma tem a doença. Os dados são do Ministério da Saúde, que revela que mais de 30 milhões de brasileiros, cerca de 25% da população, sofrem de Hipertensão Arterial. A doença aumenta em 50% na terceira idade e afeta 5% de crianças e adolescentes. De acordo com o Ministério da Saúde, a pressão alta é uma doença crônica que é ocasionada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.

De acordo com o cardiologista, Flávio Studart, o maior problema da hipertensão é a falta de sintomas, o que leva muitas pessoas a não procurar atendimento. Para diagnosticar a doença, o paciente precisa fazer diversas mediações, ou até mesmo, um mapa que monitore a pressão durante 24 horas. Segundo o cardiologista, 90% dos casos de hipertensão são hereditários.

 

05.26 – COMBATE HIPERTENSAO 01

A Hipertensão Arterial faz com que o coração exerça um esforço maior do que o normal. Afinal, o órgão precisa fazer com que o sangue seja distribuído de maneira correta por todo o corpo. Embora a maioria dos casos seja hereditários, outros fatores podem ocasionar a doença.  A pressão alta também contribui para a ocorrência do acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial, insuficiência renal e cardíaca.

 

05.26 – COMBATE HIPERTENSAO 02

A doença não tem cura, mas pode ser monitorada através de mudanças comportamentais e dietéticas, além de medicamentos. Em pacientes não tratados, podem acontecer danos a órgãos, como o coração, o cérebro, rins, e o sistema vascular, com aneurismas de aorta.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem