Mais de dois milhões de paranaenses sofrem de hipertensão

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Mais de dois milhões de paranaenses sofrem de hipertensão, ou seja, de cada quatro pessoas, uma tem a doença. Os dados são do Ministério da Saúde, que revela que mais de 30 milhões de brasileiros, cerca de 25% da população, sofrem de Hipertensão Arterial. A doença aumenta em 50% na terceira idade e afeta 5% de crianças e adolescentes. De acordo com o Ministério da Saúde, a pressão alta é uma doença crônica que é ocasionada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.

De acordo com o cardiologista, Flávio Studart, o maior problema da hipertensão é a falta de sintomas, o que leva muitas pessoas a não procurar atendimento. Para diagnosticar a doença, o paciente precisa fazer diversas mediações, ou até mesmo, um mapa que monitore a pressão durante 24 horas. Segundo o cardiologista, 90% dos casos de hipertensão são hereditários.

 

05.26 – COMBATE HIPERTENSAO 01

A Hipertensão Arterial faz com que o coração exerça um esforço maior do que o normal. Afinal, o órgão precisa fazer com que o sangue seja distribuído de maneira correta por todo o corpo. Embora a maioria dos casos seja hereditários, outros fatores podem ocasionar a doença.  A pressão alta também contribui para a ocorrência do acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial, insuficiência renal e cardíaca.

 

05.26 – COMBATE HIPERTENSAO 02

A doença não tem cura, mas pode ser monitorada através de mudanças comportamentais e dietéticas, além de medicamentos. Em pacientes não tratados, podem acontecer danos a órgãos, como o coração, o cérebro, rins, e o sistema vascular, com aneurismas de aorta.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*