ONU aponta: Curitiba é a quinta cidade mais desigual da América Latina

Curitiba é a quinta cidade mais desigual da América Latina! É isso que aponta um estudo da ONU – Organização das Nações Unidas – que foi divulgado no mês passado. E quem tem o costume de olhar atentamente os diferentes cenários urbanos de Curitiba, assim como a diversidade de pessoas que circulam pelas ruas da capital, consegue percebe grandes diferenças. A BandNews produziu uma reportagem especial para mostrar um pouco dessas realidades que andam lado a lado por aqui. Essa declaração foi dada por Sebastião Aparecido Rodrigues, de 50 anos, à repórter Iara Maggioni. Ele trabalha como carrinheiro há mais de 30 anos em Curitiba. Nasceu em Campo Mourão, município localizado no noroeste do Paraná, e veio para a capital do estado na década de 70, em busca de trabalho e de melhores oportunidades. Ele hoje é casado e tem três filhos. Criou toda a família com o dinheiro que recebe com a venda de materiais recicláveis. Por dia, consegue tirar R$ 15, 20, e até R$ 25 reais, quando muito. Ele mora no bairro Parolin e passa todos os dias pelo centro e pelo Pilarzinho. Por dia, segundo ele, chega a percorrer até 30 km. Seu Sebastião não reclama do trabalho, mas considera o serviço bastante sofrido e espera que os filhos tenham um destino diferente. Na mesma cidade, a uma distância não tão grande das ruas pelas quais Sebastião anda está a empresária Alice Abujamra. Ela é casada com outro empresário e os dois vivem no bairro Vista Alegre. Alice conta um pouco da rotina diferente que tem todos os dias.E quando a gente coloca lado a lado os gastos desses dois moradores curitibanos as diferenças parecem ainda maiores.Em comum, os dois pensam conquistas para o futuro. Bem diferentes, no entanto, são os sonhos de consumo de cada um.E essas diferenças, como a gente já disse no início da reportagem, estão nas ruas da capital pra quem tiver um tempinho para olhar com cuidado. E esse é o olhar do seu Sebastião, que dia a dia percebe carros importados, gente muito bem vestida, mas pessoas que, segundo ele, deveriam parar pra valorizar os GRANDES detalhes da vida, sem erro de proporção.

Comments

  1. Flávia says:

    Parabéns pela reportagem, depoimento tocante o do Sr. Sebastião, alegria no olho todo dia, a gente tem tanto e as vezes é tão difícil sorrir.

  2. Curitiba é realmente uma cidade muito desigual, porém, gostaria de ver este “estudo da ONU” que coloca nossa capital em 5° lugar.

    Seria interessante ver os critérios e o qual faixa geográfica esta sendo considerada como Curitiba. Questiono nesse sentido pois existem vários estudos que apresentam índices de criminalidade falando em Curitiba, mas que incluem a região metropolitana.

    Creio que independente de qual posição Curitiba ocupa nesse “ranking”, essa triste realidade deve receber atenção de todos, principalmente dos governantes.

    Não me leve a mal, não estou questionando a motivação em divulgar este dado, mas sim, a fonte desta informação. Vi o PSOL afirmar algo semelhante na propaganda televisiva. Gostaria de conhecer o estudo.

    Rodrigo Moritz Britez

    • O Google é seu pastor e nada lhe faltará. Já dizia Trevisan há muito tempo: “Curitiba foi, não é mais!”

      • marcofelipak says:

        Essa informação e pesquisa foi feita quando? Quais as bases e onde estão os retórios e fontes.

    • Glauber Klein says:

      Rodrigo, também gostaria de ver os dados e os critérios da pesquisa. Outro ponto de seu comentário é se o índice inclui ou não a região metropolitana. E é pertinente porque a região metropolitana de Curitiba é, como todos sabemos, pobre e violenta. Sendo direto: a região metropolitana deve sempre estar inclusa nas pesquisas sobre Curitiba, pois é evidente que a região metropolitana existe concretamente em conjunto, crescendo e fazendo parte do crescimento e planejamento da cidade. Seria um formalismo interessado em mascarar ou atenuar os problemas sociais de nossa cidade, tratar Curitiba separadamente de sua região metropolitana.

Trackbacks

  1. [...] Curitiba é a quinta cidade mais desigual da América Latina! É isso que aponta um estudo da ONU – Organização das Nações Unidas – que foi divulgado no mês passado. E quem tem o costume de olhar atentamente os diferentes cenários urbanos de Curitiba, assim como a diversidade de pessoas que circulam pelas ruas da capital, consegue percebe grandes diferenças. Confira matéria completa: http://bandnewsfmcuritiba.com/2012/09/04/onu-aponta-curitiba-e-a-quinta-cidade-mais-desigual-da-amer… [...]

Deixe uma resposta (os comentários não representam a opinião deste veículo e são submetidos a aprovação)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 24.477 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: