O rigor dos colégios internos

Pais e alunos estão apostando em um sistema de ensino característico do século passado. Os internatos. Em todo o Brasil seriam mais de 80 entre instituições  públicas e de redes ligadas à grupos religiosos. Só a rede adventista tem 18 colégios internos em todo o país. Com todas as vagas preenchidas outras quatro unidades devem ser inauguradas em SP, Pernambuco, Pará e Mato Grosso. O coordenador geral da rede no sul do país, Douglas Meslin, fala que o perfil do aluno de internato mudou.

 Um deles em Maringá, no norte do Paraná. Os alunos só voltam para casa nas férias. O namoro é proibido, pode render advertência e até expulsão. Os dormitórios masculinos e femininos são bem separados e monitorados.  A rotina é rígida. Começa cedo às 5:30 da manhã. Os estudantes são despertados com música ou sinos e seguem para um momento de oração e reflexão. Depois do café da manhã é hora de ir para a sala de aula. Na sequencia almoço,  atividades esportivas, culturais ou de reforço. No fim da tarde o horário é livre para jogos, conversa e internet. E antes das dez da noite cama, porque o outro dia começa bem cedo. Aluna do terceiro ano do ensino médio, Camila Del Bony, decidiu estudar no internato por influência dos primos e tios que passaram por lá.

Na família da empresária Luci Karru, estudar em internato virou tradição. O sogro, o marido, ela e a filha estudaram em colégios internos.

Hoje, apostando no sucesso do sistema, a empresária paga as mensalidades de cinco alunos que não teriam condições manter os estudos. Dois em Maringá e três em São Paulo. As mensalidades dos bolsistas custam cerca de 600 reais. Já o custo normal varia entre mil e 400 e mil e 800 reais,com alimentação e estadia inclusos.O sistema de internato também vale para os professores, que moram dentro do Colégio. Em Maringá são mais de mil pessoas entre alunos e funcionários, como conta um  dos coordenadores Alex Landim.

A procura pelos colégios internos tem aumentado nos últimos anos. Em muitas instituições há fila de espera com estudantes de outros estados e de várias partes do mundo.

Comments

  1. luzimar Ferraz says:

    Estou precisando com urgência de um colégio interno para minha filha mas as minhas condições para pagar um colégio assim é muito curta estou pedindo socorro se alguém puder me ajudar meu número é 041 96055171

  2. mais queria saber se os professores edeucam e nao brigam com os alunos

  3. deve ser muito legal ne

  4. Qual o nome ,endereço ou telefone desses Colegio internos! Estou a procura desesperadamente!

    • Oi, Iris. Segue o telefone do Instituto Adventista Paranaense: (44) 3236-8000. Você pode conhecer um pouco mais sobre o IAP acessando o site da instituição: http://www.iap.org.br. Também existe o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS): http://www.iacs.org.br/. O telefone de lá é: (51) 3541-6800.

      Obrigado pelo contato.

      • jaquelini says:

        olá.meu nome e jaquelini queria saber como eu faço para internar minhas duas filhas uma de 13 e outra de 10 queria para ano que vem minha filha mas velha esta terrível e a mas nova esta indo pelo mesmo caminho;gostaria de saber se so tem em maringá ou tem em curitiba tambem, e saber valor se podem me responder obrigada…

  5. oi bom dia a todos tenho dois filhos e com a morte do pai deles ele ficarao muito triste e agora eu me batizei na igreja adventista ele pediram para eu colocar no internato adventista sao muito bom na escola tem notas maravilhosas como faço para entrar em contatos com a escola me ajuda eu presciso saber se finaceiramente consigo por eles n no enternato por favor meu email.. cinthia_12ferreira@hotmail.com.br

    • Márcio Tonetti says:

      Oi, Chintia. Estou encaminhando seu e-mail para nossos internatos para que eles contatem você. Ok? Abraço

  6. django says:

    como e la no colegio iterno

  7. queria entrar no Colegio IACS mais a minha mae nao tem condiçoes finaceiras, alguem poderia me ajudar???
    fone:92118536

  8. luciana says:

    ola meu nome é luciana tenho uma filha com 13 anos e gostaria de coloca_la nesse colegio favor entrar em contato cmgo email lucianacosta1414@gmail.com obg

  9. Keren says:

    Gostaria de saber com qual idade ganha bolsa de estudos no FADMINAS

  10. Izabele says:

    Eu queria saber, se os preços das suítes variam muito, Obrigada!

  11. Maduh says:

    Tenho 13 anos e Queria muito entrar num colegiu interno mais infelizmente minha mae naum deixa …

  12. sonia regina de souzada costa says:

    oi quero saber qto custa para manter uma filha no colegio

  13. Adna Laureci dos Santos Homem says:

    Tenho uma filha de 13 anos, está muito desobediente, não respeita os professores… enfim estou pensando seriamente em coloca-la em um colégio interno.
    Quero saber sobre valor e se aqui em Florianópolis tem algum. Aguardo retorno….

    • Carlao says:

      Se você não conseguiu educar ela porque acha que um professor irá conseguir??!!!!! melhor mandar ela para fundação casa ou um reformatório…ou melhor você tb poderá fazer uma reciclagem para aprender a ser mãe

    • Sandylla Mota says:

      Gostaria de saber quando abre as inscrição para as bolsas integral.. Gostaria de saber também quanto e a mensalidade com custo de vida e tudo! Aguado no meu Email

    • Rafhaela says:

      eu sei que o colegio adventista custa 1400 e varia pra 1800 reais

  14. Claudia Maria Costa says:

    quero saber quanto custa para manter um filho em um colegio desse e o que e i nao e permitido, por exemplo se uma criança tem problema na familia pode ter acomanhemento de um proficional?

    • Carlao says:

      se uma criança tem problema na família deve ser porque nasceu em família errada que não sabe educa-la

      • Rafhaela says:

        errado porque as vezes os pais ensina mais as crianças não obedesse

      • Um mãe desesperada. says:

        Você, Carlão que se acha o dono da verdade, tem de rever seus conceitos!!! Se vc tiver um filho que mesmo com todas as oportunidades que vc deu e se empenhou a vida inteira, e mesmo assim ele procura drogas… vc vai ver que o erro nem sempre é seu!

  15. silvana barbosa says:

    meu nome e silvana gomes barbosa sou divorciada e tenho dois filhos uma menina de 13 anos e um menino de 14 anos ,meu filho esta muito rebelde comigo pois o pai e muito alzente gostaria muito de coloca lo em um internato para que ele mude seu comportamento,mais estou desempregada e nao tenho condiçoes gostaria muito da ajuda de voces com uma bolça ou um desconto pois estou desesperada obrigada.

    • andrea cristina braga says:

      ola gostaria de saber mais como funciona o colégio,quero por meu filho ai,ele tem 13 anos e anda muito rebelde não obedece.
      me interessei muito pela paginas de vocês,gostaria de saber também quanto é a mensalidade.desde desde já agradeço Andrea…

    • MARIA AMELIA SILVA DE CARVALHO says:

      meu nome e amelia,gstaria de colocar meu neto num internato,gostaria de saber como e ocolegio,ele tem 14 anos e esta muito rebelde, e vocês tem alguma unidade em minas,e quanto custa,seus pais são separdos,a mae não tem condições de crialo,nos jamos fazer um esforço….desde já meus agradecimentos….

  16. Bruna Prado says:

    Eu queria saber como que e esse colegio tipo eu quero muito ir para um colegio assim e desde que eu vi esse colegio eu gostei muito ai minha mae falo que vai ver,mais e puxado que eu nao tenho condiçoes,eu queria saber se paga a suite separada e quantos e a mensalidade se eu for eu vou começa do 7° ano rsrs’ gostei muito desse colegio rs beijo ><'

  17. Quem desejar maiores informações sobre o IAP pode acessar a página http://www.iap.org.br ou entrar em contato pelo e-mail atendimento@iap.org.br ou fone (44)3236-8027

  18. William J. dos Santos says:

    Estudei no IACS, no RS e foi ótimo! Hoje, passados 15 anos, tenho amigos que nunca perdi e sei que o colegio interno fez diferença.

  19. Edneia Mendonça Moura says:

    Parabéns pela bela reportagem. Estudei 8 anos em colégio interno, sendo 4 em Maringá (IAP) e 4 em São Paulo (IAE) e digo com orgulho que foram os melhores anos da minha vida. Minha formação profissional devo à oportunidade que tive no colégio e ao apoio dos meus pais que me colocaram em internato. Também no colégio conheci meu esposo e somos apaixonados pelo internato, pretendemos colocar nossos filhos em um colégio adventista. Além de tudo isso, as amizades que formamos são inesquecíveis e o alimento espiritual que recebemos também são fundamentais para nossa vida. Recomendo a todos.

  20. Alessandra says:

    Essa imagem é inconfundível! Mesmo com as mudanças ao longo dos anos, quem estudou no IAP reconhece e não precisa de legenda.
    No IAP fiz minhas melhores amizades, que permanecem até hoje, e onde vivi meus melhores anos.

  21. Gente, estudei no IAP na década de 80, naquela época era muito mais restrito do que hoje que pode quase tudo, naquela época nem revista em quadrinhos podia, a gente não gostava da repressão, a maioria dos alunos tinha problemas com a família e sentia na repressão e coisa e tal, mas a grande surpresa é que marcou tanto a gente aquele colégio cheio de regras em um lugar tão lindo, os colegas que se tornavam a nossa família 24h, o crescimento pessoal, etc. que quase 30 anos depois estamos nos reencontrando graças ao advento da internet que aquela época ninguém concebia. Sim, quase 30 anos depois, pessoas que moram espalhadas em todo Brasil estão se reencontrando pois foi extremamente marcante, eu mesmo visitei o colégio mês passado e moro no Rio.

  22. nazilda aparecida borges says:

    Quero receber ofertas para matricular minha filha de 15 anos no ensino médio. Valores. Obrigada.

  23. Eliana Alves Pequeno says:

    Quero saber se vcs trabalhão em regime de internato para meninas moro em recife em preciso urgente da ajuda de vcs sou uma tia desesperada mande uma resposta muito obrigad

  24. wanessa nogueira de aguiar says:

    eu gostaria de arrumar um colegio para meu filho …pq tenho medo de peder ele pra mundo e as coisa errada que o mundo lhe oferece com facilidade…

  25. paulo says:

    existe algum colégio interno que não seja ligado a religião ?

    • William J. dos Santos says:

      Os mais tradicionais e conceituados do Brasil são da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

  26. Claudia Pereira says:

    gostaria de saber se existe algum colegio interno em curitiba

  27. Simone says:

    Oi gostaria de saber o valor, para uma pessoa só e ter mais informações.

  28. ee eu qeria estudar aqi mas nao posso

  29. SALIM GABRIEL IASBEK says:

    VC TEM COLEGIO EM MATO GRSSO DO SUL, SE NAÕ TEM GUANTO FICARIA PARA DUAS PESSOAS SAÕ DUAS MOÇAS DE 16 ANOS. GEMEAS SE TEM UM DESCONTO NA MENSALIDADE PARA INTERNAS NA CIDADE DE MARINGA P R

  30. gente vai ter internato em pernambuco eu queroooooooooooooo

  31. Bruno says:

    Aquele preço ali esta certo ?, 400 a 800 mil R$ por mes ?

  32. Milton Chicalé Correia says:

    Conheço o IAP, em Ivatuba, PR. Meus ex-cunhados Valdemar Ferreira e Valmir Paes Ferreira, e minha amada filha Renata A. Correia, também estudaram no IAP. Minha filha Renata morreu em um acidente automobilístico a 70 km de Cuiabá, em 13/01/1994, todavia, os anos em que estudou no IAP (1991 e 1992) foram marcantes, e contribuíram muitíssimo para a formação do seu caráter. Internatos como este devem ser edificados em outros estados. Aguardamos com ansiedade o que será construído em Mato Grosso.
    Prof. Dr. Milton Chicalé Correia
    Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
    Alto Araguaia (MT).

  33. José Pires says:

    Temos duas filhas, ambas estudaram o curso Universitário em Internato adventista – Unasp Campus 2. Se tivessemos mais duas, também estudariam.
    Perde o país e os pais que não optam por este recurso formador de cidadania e caráter.

  34. Antonio Guedes Moreira says:

    Estudar no antigo IAP (Pinheirinho- Curitiba) foi para mim e minha irmã a grande e providencial chance de nossa vida. De tanto incomodar meus pais, eles permitiram que ainda com treze anos fosse para o lugar onde passaria os próximos seis anos. No final do primeiro ano, meus pais faleceram, mas pude continuar no colégio, para onde também trouxe minha irmã. Sem dinheiro para nos sustentar, nos foi permitido pagar os estudos com trabalho. Nas circunstâncias, para nós, aquele foi o melhor lar que poderíamos ter. Hoje minha irmã é uma médica, cujo marido também conheceu no IAP. Eu, conforme meu sonho de infância, sou pastor e como não poderia deixar de ser, meus dois filhos também estudaram em internatos Adventistas,
    De minha experiência, posso afirmar que o que torna um lugar como esse tão maravilhoso, é a possibilidade de estar num ambiente sadio onde se desenvolve a liberdade com responsabilidade, e isto na fase mais decisiva para que um jovem tome decisões determinantes para a formação de seu futuro. Diz-se que a prisão é a escola do crime, posso afirmar que um internato Adventista é a escola da virtude e do caráter.

    • josimária alves da silva says:

      todos os comentários são maravilhoso e meu sonho também e colocar meus filhos para estudar em uma escolas assim, mas o problema é os valores meu DEUS uma pessoas que ganha 03 salários mínimo não tem como pagar por isso, preciso muito de ajuda sei que meu filho necessita de disciplina e sei tbm que ele tem vocação para ser pastor mas as influencias negativas do mundo não deixa, infelizmente ele não tem pai para ajudar nos custo e os dois depende somente de mim sei que são bons filhos e eles também querem ir só falta uma ajudinha de vcs ai da escola sei que eles tbm pode ajudar com o trabalho pois sempre ensinei das dificuldades da vida e que nada cai do seu então eles sabe do valores das coisas, por favor me ajude… mãe desesperada eles querem estudar no IABC DE ABADIÂNIA GO por favor se alguém poder me ajudar entre em contato email:maravilhalem@hotmail.com que DEUS abençoe .

  35. Jander says:

    Estudei no Ipae em Petrópolis – Rj, maravilhoso. Quanta saudade. Indico a todos. Meus filhos irão também um dia.

  36. Carlos Blotz says:

    Estudar no internato IAP Maringá-PR nos anos 1996 a 1998 foi um divisor de águas para minha vida. Para um jovem da zona rural do oeste Catarinense que não tinha opção para o crescimento intelectual e profissional, a oportunidade de estudar no colégio interno abriu as portas. Hoje, casado com uma também ex-aluna do colégio, ser graduado em Ciências Contábeis, pós-graduado em Administração de Empresas e profissionalmente bem sucedido, tudo é graças primeiramente a Deus e a influencia dos funcionários e professores desta instituição. Além da contribuição profissional que o colégio forneceu, apreendemos também como ter felicidade na família, na vida social e principalmente na espiritual. O internato hoje é o lugar certo para os nossos jovens estudarem.

  37. Estudei no IAESC (Instituto Adventista de Ensino de Santa Catarina), que creio que é o internato mais novo do Brasil, fiquei por lá durante 2 anos, e posso dizer com certeza que foram os melhores anos da minha vida … todo mundo que estuda em internato, tem sempre muuuita história pra contar, e por mais que os amigos que tu fez por lá morem longe, a maioria deles não perdem o contato, por isso amigos de internato são pra sempre e são amizades verdadeiras pois se convive praticamente 24 horas com eles. Internato também ajuda muito no crescimento como pessoa, como cidadão, e adquire -se independência, se preparando, melhor para a vida .

  38. O internato foi muito importante na minha adolescência, estudei no IACS ( Instituto Adventistas Cruzeiro do Sul) em Taquara-RS 2 anos,conclui o ensino médio lá, meu tio já tinha estudado neste mesmo internato em 1968, teve uma certa indicação e tanto ele falar que era bom, tive muita vontade de ir, aprendi muito. Foi ótimo para construção de meu caráter, fiz amigos que ficarão para vida toda, todos que tiverem a oportunidade aproveitem, pois é inesquecível.

  39. Bruna Dias says:

    Eu estudei em um internato, no IACS que fica em Taquara no Rio Grande do Sul. Não sei o que seria de mim sem ele, pois lá cresci muito profissionalmente e espiritualmente. Sem contar com as amizades que fazemos, é tudo maravilhoso, foram os melhores 3 anos da minha vida! Sinto muita falta e o melhor de tudo é que levo comigo pra sempre as amizades que fiz lá!
    Eu aprovo e recomendo estudar em um internato, você com toda a certeza irá amar!
    Sairá de lá uma pessoa compromissada, mais responsável e com saudades claro!

  40. nélia says:

    vale a pena estudar num internato! estudei no período da faculdade num internato no interior de são paulo, e foi um divisor de águas na minha vida! o que aprendi lá em termos de valores, disciplina, relacionamento e convivência em grupo faz toda a diferença hoje no meu aspecto profissional e pessoal. pronto pra algo “novo” e revolucionador? então estude ou influencie pessoas a estudarem num internato

  41. Keila Tavares says:

    Estudei 2 anos no internato, ao qual se refere a reportagem, e posso resumir esta experiência em: Intensidade! Fazemos amizades reais, e mesmo após vários anos eu ter saido do colégio, ainda mantenho contato com muitos. Aprender viver uma vida de limites positivos, me fez uma pessoa melhor para com o meu próximo. E com relação a formação acadêmica… é de excelente qualidade, não tive dificuldades em passar em um vestibular em Universidade Estadual. Recomendo mesmo!!!

  42. Vinicius Marques says:

    Estudar em um internato é uma experiencia incrível! Conhecer novas pessoas que se tornarão amigos de verdade pra vida toda é um dos principais itens que se destacam nos internatos adventistas.
    A atenção dedicadas aos alunos em atividades sociais e eventos promovidos aos alunos é um diferencial. O internato adventista hoje, dá a oportunidade ao jovem estudante a desenvolver suas habilidades e ser um cidadão de bem. Estimula também o raciocínio e prepara o aluno para a vida. Dá a capacidade para criar asas e voar numa vida integra e com princípios.

    Estudar num Internato Adventista é uma oportunidade única. Uma instituição séria e comprometida com a formação de novos cidadãos diferentes e dispostos a serem uma diferença positiva na sociedade em que se vive.

  43. Estudo em um internato adventista no Rio Grande do Sul. Moro ali a 4 anos. Esse é o meu último ano. Já estou com saudades. Ali aprendi muitas coisas. O internato ajudou a construir o meu caráter e a minha vida

  44. Estudei em um colégio interno na minha faculdade. Estudei no UNASP em São Paulo e pretendo encaminhar minhas filhas para estudar também. Pra mim foi muito bom. Conheci a minha esposa, aprendi muitas lições de amizade, crescimento espiritual, social, e é claro, o crescimento na área acadêmica. Parabéns a Band pela matéria.

  45. Dolores says:

    Fui aluna de um internato adventista. Ele mudou minha vida, sinto que sou o que sou hoje graças ao que aprendi ali.

  46. Marcelle Ferrelli Goulart says:

    Eu estudei no IACS, um colégio interno adventista lá em Taquara no RS. Pensa numa saudade. Multiplica por 3!! rs… Foi um momento único da minha vida! E a gente reconhece de longe quem já estudou em um coégio interno adventista. As gírias são parecidas, jeito de falar, histórias… Isso é mágico!

  47. Estes colégios realmente são capazes de mudar a vida das pessoas. E o interessante é que os alunos, mesmo depois de formados, sempre voltam para rever amigos e reviver alguns momentos! Excelente matéria!

  48. Adilson Rosa Leandro says:

    É bom ouvir e ver uma reportagem como esta. Eu foi aluno do internato “IAP” em Maringá, entre os anos de 1991 até 1993. Foi muito bom ter estudado neste internato para a minha vida e profissionalmente foi uma oportunidade grande.

    Para um garoto que veio do Estado de Rondônia, não tinha ideia de vestibular e não pensava além do Ensino Médio, que na época estudei contabilidade, hoje estou fazendo mestrado em administração e posso dizer que fui influência do colégio. Tenho amigos do internato espalhado por todo o Brasil e inclusive no exterior.

    Posso dizer que a vida ali é vivida com muita intensidade e de uma maneira saudável. Mental, Espiritual e Física. Para os pais não há preocupação, com bebidas, drogas e outras coisas mais que tem trazido muitas infelicidades para as família.

    Tenho um filha e um filho que deverão ir para o colégio no momento certo.

    Vale apena experimentar…

    • Milton Chicalé Correia says:

      Prezado Adilson,
      Possivelmente minha amada filha Renata A. Correia tenha conhecido você. Ela cursou o 2º e 3º anos do então propedêutico (colegial). Morreu em um acidente automobilístico a 70 km de Cuiabá, MT em 13/01/1994. Ela amava o IAP, seus professores, obreiros e alunos. Viveu momentos maravilhosos, inesquecíveis no IAP. Sinto grande alegria e gratidão pelo IAP, pelos professores e obreiros da época, em especial. Seu caráter foi aprimorado no IAP.
      Agradeço a você pela oportunidade de conhecê-lo, ainda que em circunstâncias um tanto tristes.
      Aceite meu abraço afetuoso.
      Prof. Dr. Milton Chicalé Correia
      Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
      Alto Araguaia (MT).

      • Josué Júnior Gonçalves says:

        Prof. Milton!!!
        Fui professor de Química, da Renata e lembro com muito carinho de sua filha. Com certeza, creio que muito em breve Deus nos transformará e trará de volta sua querida filha, também minha mãezinha que era bibliotecária na época em que a Renata lá estudou, e que faleceu ano passado. Creio que muito em breve abraçaremos nossos queridos .
        Deixo aqui meu abraço fraternal e desejando-lhe muitas felicidades, com as bençãos de Deus.

        Prof. Josué Júnior Gonçalves
        Maringá-PR

Deixe uma resposta (os comentários não representam a opinião deste veículo e são submetidos a aprovação)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 33.978 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: