Deputados aprovam lei que proíbe som alto em carros

Segue para a análise do governador o projeto de lei aprovado ontem (quarta) que estabelece um limite máximo de som emitido por veículos no Paraná. A intenção é coibir o abuso do uso de aparelhos de som automotivo, e o limite máximo estabelecido pelo projeto é de 80 decibéis: nível medido por aparelhos específicos. O autor da proposta, Luiz Eduardo Cheida (PMDB), explica como a fiscalização deve funcionar. Ele conversou com o repórter Ricardo Pereira.

Segundo a lei, essa determinação não vale para buzinas, alarmes, sinalizadores de ré, sirenes e motores. A multa estabelecida varia de 600 a quase 7 mil reais. Em caso de reincidência, o valor pode ser dobrado. Assim que voltar de viagem, o governador Beto Richa decide se aprova ou veta o projeto. 

Comments

  1. Marli says:

    São pessoas sem direito e deveres a cumprir ninguem manda neles, eles falam o que querem e fazem o que querem,eles mandão até nos pais.São jovens mal criados

  2. Tolerância Zero says:

    Poluição-Tortura-Terrorismo Sonoro: TOLERÂNCIA ZERO!!!
    Quem fez essa lei sabe o que são 80 decibéis?! É ridículo!
    Povo civilizado não tem carros de som torturando e aterrorizando a população.

  3. Pellegrini says:

    essa lei já foi aprovada? para onde devemos ligar para virem medir o som que está incomodando? e como é que vão multar a pessoa que está infringindo a lei?

  4. retificando; Meu voto nas próximas eleições vai para o político, que tiver coragem de aprovar a Lei do silêncio de verdade.

  5. Pelo Amor de Deus esta lei tem que abranger todo o país, Brasília está um inferno de som automotivo, para todo lado a qualquer hora, isso tem que acabar, barulho incomoda, deixa a gente estressado, desmotivado, é preciso que haja mesmo uma lei que impeça que alguns se divirtam enquanto outro morrem se sossego, meu nas próximas eleições vai para o político que tiver coragem de aprovar a lei do silêncio de verdade. Chega disto, ninguém mais suporta esta confusão de carros de som o tempo todo em nossas cabeças…

  6. leandro says:

    tenho som mais so uso ele em um volume alto som em campeonatos de som em lugares proprios para isso longe da casas acho q deveria ser mais organizado e nao proibir carros de ter proibir quem pertuba isso sim

    • nilton says:

      Essas pessoas que gostam de curtir som alto , que se feche em um quarto sem saída acústica e ligue o seu som até seus tímpanos estourarem, não sabem viver em sociedade e só se importam com o seu próprio egocentrismo em curtir som alto sem que ao redor dele há pessoas doentes, idosas, gente querendo descansar para poder voltar a salvo para casa . Então imagine um controlador de vôo sem descanso, devido a algum idiota querendo curtir um som alto perto da casa dele e imagine melhor que seja você que gosta de curtir um som alto a pegar esse vôo justo no plantão desse controlador, e que seu coleguinha não deixou ele descansar nesse dia. Já imaginou? E se fosse um médico? Se o povo confunde liberdade com libertinagem e certo em criar leis ou regras para isto.

  7. Rodrigo Gomes says:

    Poderiam criar leis para acabar com o cigarro, a bebida alcoólica, a corrupção, entre outras, isso sim tenho certeza que mudaria a qualidade de vida. Quanto de dinheiro se gasta com viciados em tabagismo e alcolismo em corrupção então nem se fala. Agora um cidadão que quer curtir seu som o que para ele isso sim é um meio de acabar com o stress vocês ficam implorando para aprovarem essa lei, e mais, esses mesmos cidadãos que curtem seu ” som alto ” pode ser que esteja pagando (IMPOSTOS) pelos cuidados de algum ente querido de vocês ai em cima seja em um tratamento de saúde ou por corrupção. Pense nisso!!!

    • Então, pra vc relaxar tem que deixar dezenas de pessoas doentes ao redor?? Gosta de som alto? USE FONE DE OUVIDO!! Aí vc vai tirar seu stress sem incomodar ninguem. Por que nao usa fone de ouvido?

    • Paulo says:

      Primeiro você não aprendeu moral e cívica ,a sua liberdade termina quando começa a do próximo, segundo, estes elementos que gostam de aparecerem exibindo seus sons fora do normal ,são uns mal educados ,adultos sem responsabilidades e marginais. E lugar de marginal é atrás das grades ,juntos com seus potentes aparelhos ,para vocês curtirem enquanto estiverem presos, arruaceiros e vagabundos.

    • Marli says:

      acabar com o stress dele e dar stress as pessoas ,oque isso? Então posso fazer o mal ao próximo para acabar com meu stress. Paulo você é uma pessoa sem noção, ou nunca passou por isso você doente e ter que ouvir som no ultimo volume na sua cabeça sem poder fazer nada porque quem manda são os marginais ,pois pra mim quem ouve som de carro em casa é um marginal.

      • Marli says:

        eu erei não é Paulo é Rodrigo que falou que tem que ouvir musica alta para acabar com stress .

  8. Pedimos até pelo amor e fé em Deus que a lei que proíbe todos os tipos de sons em veículos e em residencias sejam sancionadas de imediato. Tratando se de doenças as coisas tais como em pessoas idoasas, lactente e pessoas que estão em tratamentos é horrível. Pois só os senhores que tem como fazer as leis podem cuidar do sossego de uma pessoa que passa a semana trablhando e no final da semana precisa de repouso para as próximas jornadas. Isso sem falar de quantas ligações de telefones que são perdidas devido essa desgraçada tragédia…. Peço que vocês sejam felizes em fazer felicidades para a população, estejam com Deus e muitas felidades e que tudo dê certo se O senhor ajudar na bôa vontade de todas as autoridades!!!!!!. Viçosa do Ceará cep62300-000. 25.02.2013….

  9. Rubens Faé says:

    Concordo plenamento com a LEI se todos tivessem um senso de espaço saberiam que cada um tem o DEVER de respeitar o do outro, mas infelizmente são necessárias leis como esta para lamentavelmente ter que IMPOR o respeito. Por favor tragam logo prá SÃO PAULO.

  10. Rubens Faé says:

    Concordo plenamento com a LEI se todos tivessem um senso de espaço saberiam que cada um tem o DEVER de respeitar o do outro, mas infelizmente são necessárias leis como esta para lamentavelmente ter que IMPORTOR o respeito. Por favor tragam logo prá SÃO PAULO.

  11. romulo says:

    som automotivo e um direito do cidadao de se divertir. Concordo tem que ter regras, mais fazer disso prioridade e fazer lei como se fosse crime ter som no carro nao e crime! Nao e crime! E direito do cidadao e outra e quantas familias vivem dessa prestaçao de serviso.se proibir eles vao passar fome !!!!

    • Senhor Romulo
      Ter som alto “no carro” pode até ser um direito. Agora quando este som ultrapassa os limites (internos) deste carro, poluindo e prejudicando outras pessoas, este direito se anula. O meu, o seu direito , termina onde começa o direito do outro. Sob sua òtica o Estado teria que concordar com os “vendedores de linhas para pipas com cerol, material cortante que muitas vidas tem ceifado. Teríamos que concordar com a diversão dos pixadores que emporcalham a cidade toda, não respeitam hospitais , escolas, nada. Tudo isso por mera diversão. Confundem diversão com falta de educação. Estas pessoas, mal educadas ( talvez por falta de informação), deveriam colocar fones de ouvidos para que elas, somente elas, possam escutar na potência máxima o seu som.
      Sr. Romulo, acredito que possa haver meios para que as famílias que tiram o seu sustento deste tipo de comércio, venda de aparelhos automotivos, possam continuar sobrevivendo, sem colaborarem com a desgraça alheia, quando se tira o sossego e a saúde da comunidade. Obrigado pela sua atenção.

    • Stne says:

      Concordo plenamente e o Brasil e os brasileiros tem problemas bem maiores para se preocupar.

    • Regina says:

      É muito facil saber qual o problema dos que ouvem o som em alto volume, é só parar para ouvir o estilo de musica? são pessoas que nunca leram um livro, pessoas doentes psicologicamente, precisam chamar a atenção, são pessoas dignas de pena, nem elas proprias se vejam, imagiem a sociedade, precisam gritar para que alguem os veja, mesmo que para xigarem. Enquento não investirmos em educação infelizmente continuaremos a ter pessoas doentes, sem noção de direito e dever.

  12. Flavia says:

    Essa lei tem que ser aprovada e de preferência cobrada das pessoas que insistem em ouvir o som alto. Tenho vizinhos que TODOS os finais de semana abrem o porta malas do carro e colocam funks pornograficos em um volume absurdamente alto. Ja tentamos conversar, já chamamos a polícia por algumas vezes, mas nada resolve. A viatura saí e eles voltam a aumentar o volume. Tem mesmo é que apreender os equipamentos para que o nosso sossego de final de semana volte. Já nao podemos nem ficar em casa aos finais de semana por causa dessa perturbação. Eu não consigo entender o porquê dessas pessoas aumentarem tanto o volume do som. Não somos obrigados a ouvir as musicas que eles ouvem, na altura que eles querem e na hora em que eles querem…QUEREMOS SOSSEGO!!!

  13. Valdiney says:

    SR. GOVERNADOR BETO RICHA, POR FAVOR SANCIONE ESSA LEI. NINGUÉM AGUENTA MAIS ESSA SITUAÇÃO. DO JEITO QUE ESTÁ, PARECE TERRA DE NINGUÉM. UMA PEQUENA MINORIA PROVOCANDO UMA GRANDE PERTUBAÇÃO NA GRANDE MAIORIA TRABALHADORA E PESSOAS DE BEM QUE NÃO ESTÁ TENDO O DIREITO DE DESCANSAR EM SUA PRÓPIRIA CASA.
    MAS O MAIS IMPORTANTE NÃO É SÓ APROVAR A LEI, MAS TAMBÉM APLICÁ-LA OCORRENDO A FISCALIZAÇÃO, PORQUE LEI BONITA EM VIGOR, MAS SEM SER DE FATO APLICADA, O BRASIL JÁ ESTÁ CHEIO.

  14. Parabéns. Eu sou de SC, gostei. Sor. Governador esta Lei é muitissima boa precisamos de leis como esta em todo o Brasil para acabar com muitas coisas erradas que tem.
    A poluição sonora é gravíssima.

  15. bibiana says:

    essa lei è muito boa se fosse cumprida, pena q as pessoa não respeita essa lei espero temos q empresta nosso ouvido para esse tipo de pessoa q nao tem respeito nenhum com nossa pessoa . por q do ladao da minha ksa tem uns vizinho assim …

  16. Gabriel says:

    SENHOR GOVERNADOR tantas lei para aprovar de saúde o senhor vai aprovar besteria

    • Juarez Machado de Brito says:

      Senhor Gabriel
      Não sei em que o Sr. fundamenta-se para disser tal coisa: ” … tantas lei para aprovar de saúde o senhor vai aprovar besteria (sic)”. Estudos comprovam que o som alto prejudica a saúde física e mental. Inúmeros trabalhos abordam este aspecto ( leia matérias relacionadas à neurociências e à acústica). Existem pessoas, acho que este não é o seu caso, assim espero, que possuem interesses comerciais contra esta Lei. Estas pessoas não importam-se com o bem comum. Podemos compará-las aquelas que vendem o famoso “cerol” para as crianças e adolescentes. Senhor Governador , parabéns por ter sancionado esta Lei. Senhores Deputados, parabéns aos Senhores , também, pela aprovação do projeto de lei. Caro Senhor Gabriel, espero que reveja seu ponto de vista sobre a matéria.

  17. Alciomar says:

    SENHOR GOVERNADOR POR FAVOR APROVE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL ESSA LEI, ONDE MORO EM PINHAIS, REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA O TERRORISMO SONORO É INSUPORTÁVEL, TRABALHO O DIA TODO E AO CHEGAR EM CASA O ESTRESSE AUMENTA POR CAUSA DESSES FOLGADOS SEM EDUCAÇÃO.

  18. Ederson Marcondes says:

    80 decibéis é muito. Deveria ser muito menos. O som do carro deve ser ouvido apenas por quem está dentro dele e ninguem mais. Mas já é um começo. Seria muito bom se essa lei fosse divulgada amplamente na imprensa. Só isso já diminuiria um pouco esse inferno em que se transformou a cidade, principalmente os bairros e as proximidades dos parques, como o Tanguá, onde moro.

  19. rose farias ( TERAPEUTA) says:

    POR FAVOR SENHOR GOVERNADOR.ASSINE! JÁ UMA QUESTÃO DE SAÚDE PUBLICA..NOSSO POVO ESTÁ ADOECENDO E ENLOUQUECENDO…SOM ALTO PROVOCA IRRITAÇÃO, STRESS, EXPLOSOES DE VIOLENCIA…OLHE COMO ESTÁ A VIOLENCIA NO TRANSITO E AFINS….PESSOAS STRESSADAS E DOENTES…PRECISAMOS DE SILENCIO PARA NOS RECUPERARMOS DO NOSSO DIA A DIA QUE JÁ É TÃO CANSATIVO….
    ESTES EQUIPAMENTOS QUE INSTALAM NOS CARROS OS TÃO FAMOSOS SUBS SÃO ELEMENTOS DE TORTURA PARA A MAIORIA DA POPULAÇÃO!!!!
    ÉRAMOS CONHECIDOS COMO UM POVO MODELO> HOJE AS PESSOAS QUE VISITAM O PARANÁ JÁ FALAM QUE NA GRANDE MAORIA É UM ESTADO DE LOUCOS… QUE NÃO SABEM VIVER SEM BARULHO….
    ISSO ME INTRISTECE PROFUNDAMENTE…ONDE ESTÁ O RESPEITO COM O SEMELHANTE?

    • Ronald says:

      Assim que for aprovada a lei, gostaria de pedir as autoridades para ficarem 1 dia apenas na rua onde tenho escritório. Tanto de dia quanto de noite, o barulho aqui é insuportável. Eu gostaria, sinceramente, de saber o que passa pela cabeça de uma pessoa que fica usando o som desta forma. Imagine se todos fizessem da mesma forma, já que todos temos os mesmos direitos, como seria!!!??

    • João Baptista Montanari (Eng. do Trabalho) says:

      80 decibéis é um absurdo!!! O equipamento de som veicular deve ter características de som ambiente e não deve ser audível a uma distância maior que 10 metros. assim ficaria fácil fiscalizar. Para medir a intensidade do som é preciso aperelhos aferidos pelo inmetro o que dificulta muito a ação dos agentes. A poluição sonora gera problemas de saude tão graves quanto a poluição do ar e da água, mas nossas autoridades ignoram este problema e por isso está se transformando em uma praga.

      • Juarez Machado de Brito says:

        Até que enfim, assim espero, as autoridades terão meios para coibir os absurdos ouvidos a qualquer hora e em qualquer lugar ! Providências já foram tomadas quanto o som alto de passageiros em coletivos. Antes , nos coletivos, poderíamos até desembarcar antes de nosso destino para escapar dos “jacus boyus”. O mesmo não acontece em nossas residências. Somos obrigados a compartilhar com “pessoas” exibicionistas e sem educação o seu gosto pelo som alto, de noite ,madrugada ou de dia. Não respeitam escolas, hospitais, enfim nada. Esperamos que esta lei aja com rigor nestes “jacus boys”.

Deixe uma resposta (os comentários não representam a opinião deste veículo e são submetidos a aprovação)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 42.049 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: