Testes rápidos feitos na praia garantem a saúde de veranistas no Litoral

Foto: SESA/ANPr
Foto: SESA/ANPr

Uma tenda montada pela Secretaria de Estado da Saúde nas praias de Guaratuba, Caiobá, Matinhos e Pontal do Sul, oferece serviços como aferimento da pressão arterial, medição da glicemia e testes rápidos para detecção de HIV, sífilis, hepatite B e C. Os exames gratuitos são ofertados aos veranistas durante a Operação Verão no Litoral.

Nesta semana, a estrutura para atendimentos foi montada ao lado da Estação Verão É-Paraná, na altura do número 1.000 na Avenida Atlântica, na Praia Brava de Caiobá. Agentes da Secretaria Estadual da Saúde prestam atendimento e orientam a população para a realização dos exames, que duram, em média, 30 minutos até os resultados finais.

Além dos exames, os veranistas também contam com o atendimento dos agentes da Vigilância Sanitária, que fornecem informações para o combate ao mosquito transmissor da dengue e outros assuntos relacionados à doença. O teste para detecção do vírus HIV é rápido e fica pronto em aproximadamente 15 minutos.

O teste tem início com o preenchimento do cadastro, com os dados e informações do paciente, que na sequência passa por um atendimento de coleta de sangue, para ser analisado em procedimentos químicos por profissionais da saúde. Após alguns minutos, o paciente recebe o laudo com o resultado sobre a presença ou não do vírus no sangue. Nos casos positivos (quando há presença do vírus), é realizado um segundo teste para confirmação.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem