Giro nas Ruas dessa segunda é na Rua Augusto Stresser

Augusto Stresser nasceu em Curitiba no dia 18 de julho de 1871. Ele veio ao mundo numa casa localizada na esquina da então rua da Carioca, atual rua Riachuelo, com a rua dos Alemães – hoje rua 13 de Maio, bem no Centro de Curitiba.

Quando era jovem, Stresser foi funcionário do governo estadual e ficou no serviço público até se tornar delegado fiscal do Paraná. Ele também publicou o jornal “O Guarany”, de cunho artístico e que homenageava as obras de José de Alencar e ainda colaborou com a veiculação dos periódicos “Diários da Tarde”, em Curitiba, e “O Itiberê”, em Paranaguá.

Augusto Stresser era dono de diferentes habilidades. Foi pintor, escultor e músico, além de jornalista. Vítima de gripe espanhola, no entanto, ele morreu jovem, aos 47 anos de idade, no dia 18 de novembro de 1918.

Em Curitiba, a rua que leva o nome desse cidadão ilustre conta com trechos alternados de casas, prédios e várias lojas comerciais. A via é uma das principais dos bairros Hugo Lange e Alto da Glória, é o endereço das praças Vivian Caropreso Braga, Berel Brik e a Santa Filomena, e também marca uma das entradas para a famosa feira de sábado do Alto da Glória.

O nome do estabelecimento fala por si. O Famoso Brigadeiro é uma loja especializada nesse tradicional doce brasileiro e conta com uma vasta opção de sabores que fogem do usual.

As variações de paçoca e pinhão são exemplos dessa ideia de inovação, mas Carolina Costa, uma das proprietárias do estabelecimento, conta que o que mais sai é mesmo o clássico brigadeiro de chocolate.

(Foto: reprodução/Google Street View)

Além da loja na rua Augusto Stresser, 1.345, a marca tem mais duas unidades pela cidade. Em todas, o cliente encontra exatamente o mesmo produto, e Carolina fala ainda das outras gostosuras que as pessoas têm à disposição nesses locais.

O Famoso Brigadeiro também aposta em edições alusivas a datas comemorativas. Com a proximidade da Páscoa, por exemplo, o que não faltam por lá são novas delícias.

Uma curiosidade: O Famoso Brigadeiro está prestes a se tornar uma marca internacional. A expectativa é a de que uma loja seja inaugurada nos Estados Unidos ainda neste ano.

Em Curitiba, as lojas – inclusive a da Augusto Stresser – funcionam de terça a sexta-feira, do meio-dia às 19 horas, nos sábados, das 11 horas às 19 horas e, aos domingos, das 14 horas às 19 horas também. Mais informações estão disponíveis no site: www.ofamosobrigadeiro.com.br.

(Foto: reprodução/Google Street View)

É na rua Augusto Stresser que brasileiros e árabes se unem em um estabelecimento fundado por filhos de libaneses. O espaço Le Liban engloba restaurante e empório e é especializado na culinária árabe.

A ideia do espaço é somar originalidade e sabor e, segundo Ali Oumairi, embora tenha diferentes pratos no cardápio, os grandes destaques são mesmo as esfirras e quibes.

(Foto: reprodução/Google Street View)

Na parte do empório, os encontram ingredientes e temperos para levar para casa.

Além de ser trazida pelo cardápio, a cultura árabe também aparece na decoração do ambiente. O empresário explica que, a cada viagem, o espaço ganha algum item novo.

O Le Liban funciona de segunda a sábado das 10 horas às 21h45. Nos feriados, o local abre às 10 horas e fecha às 16 horas.

(Foto: reprodução/Google Street View)

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*