Faculdades e voluntários oferecem orientação sobre declaração do Imposto de Renda de graça

 Faculdades e voluntários oferecem orientação sobre declaração do Imposto de Renda de graça
(Foto: divulgação/ FAE)

Faculdades de Curitiba e voluntários oferecem de graça o serviço de declaração do imposto de renda. As faculdades fazem mutirões em que alunos do curso de Ciências Contábeis colocam em prática o conhecimento adquirido em sala de aula para ajudar a população.

Entre as instituições que oferecem esse tipo de serviço está a FAE, com o projeto Amansando o Leão. O primeiro atendimento de 2018 foi em março, mas ao todo, serão 11 datas disponíveis para quem quiser a ajuda dos alunos e professores para fazer a declaração.

Os atendimentos são feitos em shoppings e nos campi de São José dos Pinhais, Araucária e Curitiba. A coordenadora do projeto, Maria do Carmo Ehlke, explica que são feitas orientações aos contribuintes e que casos mais complexos são direcionados para profissionais.

A participação é gratuita, mas a instituição pede que as pessoas contribuam com um quilo de alimento não perecível, que será doado por meio da Pastoral Universitária. Em alguns casos, é preciso agendar a participação. Outra faculdade que tem iniciativa parecida é a Estácio.

No último fim de semana, alunos e professores receberam contribuintes na sede da instituição para fazer as declarações. Segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Lucimara Bortoleto Candiotto, a prática é uma forma de ampliar as atividades dos alunos e reter o aprendizado.

Já nos dias 13 e 15 de abril, empresários e profissionais do setor contábil vão dar orientações sobre a declaração do Imposto de Renda de forma voluntária. O atendimento faz parte da ação “Declare Certo”, que é realizada simultaneamente em 10 cidades do Paraná.

Na sexta, dia 13, os voluntários estarão na Boca Maldita, das 9h da manhã às cinco da tarde. Já no domingo, dia 15, o atendimento é no Largo da Ordem, em frente à igreja do Rosário, no mesmo horário. O prazo para entregar a declaração do imposto de renda termina no dia 30 de abril de 2018.

Devem declarar todas as pessoas que receberam mais que R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis em 2017. Para garantir o atendimento, é preciso levar a cópia da declaração do ano anterior, informes de rendimentos, relação de bens, extratos bancários e comprovantes de gastos com educação e saúde.

Confira onde o atendimento da FAE será oferecido nos próximos dias:

Faculdade FAE São José dos Pinhais

Data: 14 de abril

Horário: das 9h às 17h

Local: Núcleo de Prática Jurídica da FAE SJP

Endereço: Avenida Rui Barbosa, 9551 – São José dos Pinhais

Agende horário pelo telefone: 0800 727 4001

Faculdade FAE Araucária

Data: 14 de abril

Horário: das 9h às 17h

Endereço: Rua São Vicente de Paulo, 1060 – Araucária

Agende horário pelo telefone: 0800 727 4001

Shopping Total

Data: 15 de abril

Horário: domingo, das 14h às 20h

Endereço: R. Itacolomi, 292, Portão – Curitiba

FAE Centro Universitário

Datas: 19 e 26 de abril

Horário: das 9h às 17h

Endereço: Rua 24 de Maio, 135, Centro – Curitiba

Agende horário pelo telefone: 0800 727 4001

Shopping Cidade

Datas: 28 e 29 de abril

Horários: sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 14h às 20h

Endereço: Av. Marechal Floriano Peixoto, 4984, Hauer – Curitiba

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem