30% dos caminhões abordados em operação da PRF-PR apresentaram pneus desgastados e problemas nos freios

Cerca de 30% dos caminhões abordados pelas equipes da Polícia Rodoviária Federal durante a Operação Serra Segura apresentaram alguma irregularidade grave como pneus desgastados e problemas nos freios.

As ações de fiscalização ocorrem em diferentes pontos das principais estradas paranaenses desde 2014. Nesta semana, os trabalhos foram concentrados no Km 509 da BR-376, na altura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

O responsável pela comunicação social da PRF, Fernando Oliveira, explica que os agentes checam uma série de itens de segurança dos veículos.

Nas ações desta semana, 128 caminhões foram fiscalizados e foram registradas 66 infrações. As mais comuns foram veículos com pneus desgastados, problemas nos freios e no sistema de iluminação.

Segundo Fernando Oliveira, muitos motoristas prolongam o tempo útil das peças dos caminhões, adiando a manutenção.

Os caminhões devem seguir as recomendações dos fabricantes dos veículos mas, em média, a manutenção deve ser feita a cada seis meses. Não seguir a regra pode ocasionar acidentes graves nas estradas.

Dirigir um veículo em mau estado de conservação comprometendo a segurança nas vias públicas é considerada uma infração grave, com cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 195 reais. A Operação Serra Segura ocorre em parceria com as concessionárias responsáveis pelos trechos pedagiados.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*