5% das indústrias paranaenses foram autuadas por descumprir a legislação ambiental

Foto: Divulgação IAP

Quase seiscentas indústrias paranaenses foram monitoradas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A fiscalização, que terminou no mês de outubro, verificou efluentes finais – que são os resíduos que saem dos equipamentos industriais. De acordo com o IAP, foram coletadas amostras para averiguar o cumprimento das condições impostas nos licenciamentos ambientais. De acordo com a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição do IAP, Ivonete Chagas, o resultado das coletas mostrou que 5% das empresas, ou seja, trinta indústrias descumpriram a exigências da legislação e foram autuadas.

As empresas são obrigadas a fazer uma autodeclaração de lançamento de cargas poluidoras todos os anos.

A declaração deve ser arquivada, por um período mínimo de cinco anos, para possíveis consultas feitas pelo IAP ou pelo Instituto das Águas do Paraná. O documento deve conter o acompanhamento dos sistemas de tratamento de resíduos líquidos e o controle ambiental da qualidade das águas e das cargas poluidoras em corpos hídricos do estado.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*