5 mil casos de câncer de próstata foram diagnosticados no Paraná nesse ano

Arte / divulgação/ SESA

Cerca de 5 mil casos de câncer de próstata foram diagnosticados no Paraná em 2017, até agora. O dado foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde para marcar a campanha do Novembro Azul. A ação tem o objetivo de combater o câncer de próstata por meio do incentivo à realização periódica dos exames para ajudar no diagnóstico precoce da doença.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens. O histórico familiar, principalmente em parentes de primeiro grau como pai e irmão, a obesidade, o tabagismo, o consumo de álcool em excesso e o sedentarismo são fatores de risco para o desenvolvimento da doença. A incidência também é maior em homens da raça negra, que devem fazer os exames anualmente a partir dos 45 anos. Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd, a única forma de aumentar as chances de cura do câncer de próstata é diagnosticando logo no início da doença.

Um dos principais exames para detecção é chamado de PSA (antígeno prostático específico), que avalia a quantidade da proteína produzida pela próstata. Geralmente quando a doença atinge essas glândulas esses níveis são aumentados. Cerca de 20% dos pacientes têm o câncer diagnosticado apenas com o exame do toque retal, que avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata, o que permite detectar a presença de nódulos. Para o coordenador estadual da Saúde do Homem, Rubens Bendlin, a doença dificilmente apresenta sintomas quando ainda está na fase inicial, por isso é necessário fazer os exames.

É possível fazer os exames de forma gratuita na rede pública de saúde. Para receber atendimento gratuito é necessário buscar a unidade de saúde mais próxima da sua residência.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem