55% dos empresários paranaenses tem expectativa favorável para 2017

Foto: Divulgação / Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Foto: Divulgação / Federação das Indústrias do Estado do Paraná

Cerca de 55% dos empresários paranaenses tem expectativa favorável para os negócios em 2017. É o que apontou a Sondagem Industrial divulgada hoje pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) em parceria com o Sebrae PR. No ano passado, o índice era de quase 33%. Na pesquisa foram ouvidas 390 empresas, sendo 107 de médio e grande porte e 290 micro e pequenas de todo o Paraná. Segundo o levantamento, 21,5% dos empreendedores estão pessimistas e quase 24% tem posicionamento indefinido. Os questionários foram aplicados em novembro, por isso, na avaliação do Presidente da FIEP, Edson Campagnolo, refletiram a instabilidade política brasileira daquele momento.

Entre os empresários otimistas, 34,4% acreditam que farão novos investimentos; 46% apostam no aumento das vendas e quase 19,5% esperam um aumento no número de vagas de emprego. Entre os pessimistas, 46% acreditam que não farão novos investimentos; 25,3% entendem que haverá redução nas vagas de emprego e quase 28,5% trabalham com a possibilidade de queda nas vendas. A alta carga tributária é o principal empecilho para as empresas. 83% dos entrevistados responderam que esta é a maior dificuldade externa enfrentada nos negócios. Quase 70% apontaram ainda que os encargos sociais elevados também atrapalham o crescimento industrial.

A sondagem verificou ainda que 70% dos empresários paranaenses pretendem realizar investimentos no ano que vem com recursos próprios. Apenas 24% devem buscar linhas de crédito do governo. Durante todo o ano de 2016, somente 8% das indústrias regionais não registraram aumento de produtividade. Entre as micro e pequenas empresas, a expectativa de negócios para o novo ano também é de 55%. Entre os otimistas, 33% indicam que farão novos investimentos; quase 47,5% aguardam aumento das vendas e 19% acreditam na possibilidade de aumento das vagas de emprego. O Diretor Superintendente do Sebrae PR, Vitor Tioqueta, explica que as empresas de pequeno porte ainda enfrentam muita burocracia na busca de crédito junto ao governo.

De acordo com a pesquisa, entre as previsões econômicas para 2017 estão o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,5%; de 1,3% do PIB Industrial e a inflação deve ficar em torno de 5%. Os empresários também defendem as medidas do Governo Federal para correção do desequilíbrio fiscal e para o controle dos gastos.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Grupo que fraudava licitações em Maringá é alvo da PF

Grupo que fraudava licitações em Maringá é alvo da PF

Investigação aponta que empresários, do ramo de alimentos, combinavam preços e direcionavam licitações

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense