67 mil bolsas de sangue foram coletadas pelo Hemepar nesse ano

Foto: Venilton Küchler / AENotícias PR

67 mil bolsas de sangue foram coletadas pelo Hemepar nesse ano, até agora, no Estado. No ano passado o número foi de 175 mil bolsas de sangue. Os dados foram divulgados para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue que é celebrado nessa quarta-feira.

O Hemepar é responsável pelo abastecimento de quase 87 por cento de todo o estoque de sangue da rede pública de saúde do Estado. O material é enviado para 384 hospitais públicos e filantrópicos do Estado. Segundo o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, mesmo com esses números, é preciso incentivar a doação, principalmente no período de frio, que costuma ter uma queda no número de pessoas que fazem a doação.

São necessárias de 14 a 15 mil bolsas de sangue mensalmente no Estado.  Segundo o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, é preciso ficar atento aos critérios para a realização da doação.

Os 22 hemonúcleos do Paraná devem fechar nesta quinta-feira por causa do feriado de Corpus Christi. O funcionamento retorna normalmente na sexta-feira em Apucarana, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina e Maringá. As outras unidades retornam na próxima segunda-feira. Os endereços da rede e horários de funcionamento estão disponíveis no site www.hemepar.pr.gov.br.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*