76% dos ciclistas trocam a canaleta pela via calma

bicicletaO número de ciclistas que utilizam a canaleta dos ônibus na Av. Sete de Setembro diminuiu 76%. Os dados são de uma pesquisa do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em parceria com o coletivo de ciclistas Cicloiguaçu. O levantamento foi realizado entre agosto e outubro do ano passado, logo após o lançamento da Via Calma. A redução é em comparação com a frequência de bicicletas nas canaletas no ano de 2013. O número de atropelamentos na avenida também diminuiu 20% desde a implantação das ciclofaixas e do limite de velocidade de 30 km/h no trecho entre a Praça do Japão e a Av. Mariano Torres. Segundo o prefeito Gustavo Fruet, os resultados são sinal de que a Via Calma está cumprindo o propósito para o qual foi criada.

A Via Calma da Avenida Sete de Setembro tem trânsito compartilhado por carros, bicicletas e pedestres. Segundo a prefeitura, além de dar espaço para os ciclistas, o projeto investe em uma mudança de cultura, incentivando o uso de modais alternativos e tirando carros das ruas. O uso por motoristas é permitido com velocidade máxima de 30 km/h, buscando garantir uma circulação mais segura de outros modais.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*