A partir de 1° de março começam a valer as novas regras para tirar a habilitação

Foto: AEN

Foto: AEN

A partir do próximo domingo (01) entram em vigor as novas regras para quem for tirar a primeira habilitação. Pelo menos 800 autoescolas cadastradas pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) devem adotar as mudanças. Entre as principais modificações está o aumento na carga horária mínima para a categoria B que é para dirigir carros. Além disso, as aulas no período da noite também terão mais horas. Outra alteração, segundo o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, é o uso opcional de simuladores nas aulas de candidatos à habilitação na categoria B.

A medida deveria ter entrado em vigor em novembro do ano passado, mas o diretor diretor-geral do Detran, Marcos Traad, esclarece que o prazo foi prorrogado para que as autoescolas pudessem se adaptar.

Lembrando que as modificações só valem para processos abertos a partir de março deste ano. Para quem já está em fase de aulas neste ano, nada deve mudar. O valor para tirar a primeira habilitação deve ficar em média 200 reais mais caro. Antes da medida, o custo do processo ficava em torno de 1.100 reais, depois da mudança, passa para uma média de 1.300 reais.

Comments

  1. Leandro Silva says:

    O DETRAN comete um desrespeito e uma injustiça contra os alunos. Exemplo: você inicia um processo e é considerado apto no teste psicotécnico e no teórico. Caso não consiga ser aprovado no teste prático dentro de um ano, o prazo vence e você tem que iniciar tudo de novo, do zero, e refazer os dois testes, que você já havia sido aprovado é considerado apto. Uma injustiça! Na minha opinião isso é só uma maneira de arrecadar dinheiro através das inúmeras taxas e exames.

    • Olha, mas se em um ano, o cidadão não conseguir ser aprovado no exame prático, realmente tem que rever se o cidadão é apto, ou houve algum equívoco nos exames.

      • Leandro Silva says:

        Mauri, muita gente tem dificuldade no teste prático, devido ao nervosismo, e faz 4 ou 5 vezes o teste prático, que tem uma demora considerável para remarcação, e não consegue aprovação. Daí vence o processo em um ano e o cidadão tem que refazer todas as etapas que outrora fora considerado apto. Minha mãe, que tem quase 60 anos, passou por esta situação. Acho incoerente. Penso que o correto seria refazer apenas o teste prático. E pagar somente por ele.

        • Perguntei sobre o assunto para um amigo, dono de auto escola. Segue a resposta dele:
          “Na realidade o tempo para cidadão tirar sua habilitação, é de um ano. Se nesse intervalo de tempo, não conseguir, ele tem que passar por uma nova psicóloga para que ela reveja se a pessoa não tem algum distúrbio ou coisa parecida.”

          Agora, minha opinião pessoal. Se a pessoa não consegue tirar habilitação nesse prazo, ou fica nervosa nos testes, não tem aptidão para dirigir ou até mesmo lidar com situações de emergência que pode estar exposta no dia a dia. Não deveria nunca mais tentar tirar habilitação.
          Se uma pessoa não consegue aprender a nadar, não deve se jogar na piscina!

          • Leandro Silva says:

            Concordo em partes. Mas para algumas pessoas o momento da avaliação é muito mais tenso do que dirigir no dia a dia, justamente por estar sob observação. Eu não tenho problemas, por exemplo, passei em todos os testes de primeira, minha categoria é AD. Mas ainda acho que tem algo errado no processo.

          • Enfim, concordamos em alguma coisa. Há algo muito errado no processo.
            Infelizmente as auto escolas não ensinam a dirigir, adestram os candidatos para passar no exame. Imagine se a mesma metodologia para habilitar motoristas fosse usada para pilotos de avião, o caos que seria o espaço aéreo!

          • Maury, Sou Psicóloga e não concordo com a reavaliação psicológica, pois os testes utilizados não sofrem alterações em tão pouco tempo. Prova disto, que antes, a pauta durava cinco anos. Muitas vezes a pessoa não consegue tirar a carteira em tempo hábil por motivos pessoais, por imprevistos ou por falta de grana. E se não consegue tirá-la porque fica alterada emocionalmente, vale repensar se o sistema de avaliação é realmente tão justo como você parece considerar. Por respeito as diferenças, considero que a forma de avaliação é dirigida somente àquelas pessoas que conseguem lidar mais friamente com pressão psicológica. Dois cidadãos, que a pessoa nunca viu na vida, julgando seus atos e muitas vezes de forma imprecisa e diferenciada dos demais. Isto é justo aos seus olhos?

          • Nossa, dirigir bem é prática, eu fui reprovada na primeira prova por que estava chovendo horrores e mal dava para enxergar alguma coisa carro todos fechado e embaçado , para um motorista experiente isso é tirado de letra, mas quem esta iniciando em 25 aulas não tem experiencia para isso.
            Referente ao tempo algumas pessoas fazem todo processo de fim de semana, sabe por que? TRABALHAM e nem o horário da noite devido ao horário não tem como encaixar.
            Fora a propina né muita gente paga de super motorista e pagou o tal QUEBRA, a auto escola faz de tudo para levar a pessoa a isso principalmente se ver se a pessoa tem condições de arcar com tal custo e esta inseguro.
            Fora as pessoas que não tem dinheiro algumas auto escolas a pessoas paga tudo a parte, exame médico, psicotécnico e CFC pagos no local.
            Pessoa humildemente junta para um depois outro.
            Infelizmente algumas pessoas parecem que saíram da maternidade dirigindo experientemente como um piloto profissional digno de fazer parte da próximo velozes e furiosos.
            Menos gente no julgamentos

          • A verdade says:

            Não existe distúrbio sobre dirigir e ninguém tem problema nenhum de aprendizagem sobre dirigir, tanto é que todos passam no exame psicotécnico de primeira. A verdade é que, se o aluno passar de 1 ano na auto-escola já estará ocupando vagas de mais alunos e daí a auto-escola já não estará lucrando tanto. É por isso que daí então, o aluno deve iniciar tudo de novo e pagar tudo de novo. É por isso que existe esse prazo de 1 ano, é óbvio.

          • quanta baboseira, eu fiquei 1 ano pra tirar a carta pois fiquei desempregado e nao consegui pagar a auto escola , pq eles so enviam o aluno qnd esta tudo quitado.
            e agora tenho prova pra fazer o teste pratico dia 21 agora

            e meu exame medico vence no mes seguinte. ou seja se eu repetir o teste pratico , eu vou perder tudo o que eu paguei…. e ridiculo isso estou muito triste e desanimado. pois eu nao tenho pratica de volante. sei as leis , tenho noçao porem na hora do teste a chance de repetir e enorme….. nao sei o que vou fazer. . . .

          • Mauri, minha pauta termina dia 26/07/2016. Teria como eu recorrer para ter uma nova chance e fazer mais um exame no dia 27/07/2016. Por um dia perderei tudo. Ana Paula

          • acho que este comentarios teu totalmente errado sobre a pessoa nao tentar mais tirar a cnh por ano conseguir na primeira vez pois teu pensamento e de um ignorante que acha que a pessoa nao merece a segunda chance por tirar a carteira e de este conselho a um filho teu se nao conseguir tirar a carteira e nao desanimar quem ano consegue e no meu ponto de vista falta muito as autos escolas para deixar um motorista preparado para o nosso transito que e uma selva de pedra

        • concordo com vc amigo .o correto seria esse ,refazer aquilo no qual vc ficou reprovado ,mas eles na verdade torcem para que muitos alunos tenham mais quantidades de vezes de reprovação ,pois isso muito interessa a eles ,uma prova de quanto isto interessa é a quantidades de multas e taxas absurdas que eles inventam sem ter como provar o fato ………

        • MARIA SOLANGE ALVES says:

          FOI O QUE ACONTECEU COMIGO A MESMA COISA PERDI 2.500,A AUTO-ESCOLA ALEGOU QUE TINHA PASSADO O PRAZO DE 1 ANO E EU NÃO SABIA E ELES ME FALARAM QUE EU TINHA QUE REFAZER AS AULA TUDO DE NOVO.

          • jeovania mendes de medeiros says:

            Meu processo vence dia 08/07/2016 tenho como aproveitar algo ou perco tudo em um ano a auto escola vivia fechando então perdi muito tempo com isso

        • Concordo pois sou motorista há 16 anos e agora que necessito de um carro adaptado devido a um derrame também não e o pior pagar o certo seria só fazer aulas e trocar a habiliatação, eles querem dinheiro creio eu, faço as aulas numa boa desde que já sei dirigir e no dia do exame o nervoso e dirigir com uma mão só é difícil . deveria haver mais compreensão da parte do Detran.

      • Eu por exemplo, trabalho na area da enfermagem, tenho poucas folgas, um ano passa muito rapido. Fiz as aulas teoricas em 3 meses e as praticas so podia fazer no maximo 2 aulas por semana. Muito triste isso :-(

      • olha, eu trabalho quase 12 horas por dia, iniciei em fevereiro e ainda não consegui terminar, porque aula teorica só conseguia ir duas vezes por semana, aula pratica só consigo marcar com dois meses de antecedência no horário que eu consigo ir e por aí vai. Fui muito bem no exame teórico e estou muito bem nas práticas, pense antes de comentar

      • sao varios pontos a ser vistos, tempo disponiveis do candidato, condição financeira e até porque não é o candidato que escolhe, e o sistema do detran, se ele trabalha ai esta outro entrave, vem mais um porem, é caro, e não corresponde ao nosso transito atual, restradas muito menos.

      • Willian Fernandes says:

        Há casos específicos para quem não consegue tirar a licença para dirigir em um ano… trabalho e estudo o dia inteiro. Só tenho tempo nas férias. E isso sim é uma injustiça. Fui reprovado uma vez, em julho, e só teria tempo para tirar em dezembro que foi quando expedi minha licença. e fez um ano e vou ter que recomeçar tudo de novo. E tem outra, também não tenho grana pra ficar “dando” pro governo.

      • Mauri, algumas pessoas trabalham muito, estudam muito, tem filhos, compromissos e só podem fazer aulas ao sábados, e nas aulas teóricas vc precisa começar determinado módulo… enfim, fiz minha matricula em 02 de fevereiro e o módulo de inicio só começou em abril, terminei as teóricas em agosto, sem perder nenhuma aula, lembrando que eram aos sábados, comecei as práticas em setembro, aos sábados, e terminaram em novembro, meu teste foi no final de dezembro, não passei, tenho teste agora no final de janeiro e caso não passe, perco o processo.
        Então não generalize, nem todos os que não passam não estão aptos, nem tão pouco os que perdem o processo estão despreparados, muitos dos que passam na primeira, as vezes, nem pegam mais o volante, ou alguns viram animais no trânsito.
        Sua maneira de avaliar, julgar e condenar as pessoas é bem inconveniente e desagradável.

        • Falou tudo, as pessoas não conseguem passar não por falta de capacidade, mas devido o nervosismo e pressão por parte dos examinadores, que deixam o candidato apavorado, são uns Ogros

        • nossa, como a pessoa pode chamar a outra de incapaz sem saber o que acontece,
          alem de pessoas que trabalha e tem pouco tempo as auto escola tbm demora os intervalos de uma aula p outra
          imprevistos acontecem uma ou duas vezes da pessoa se atrar e perder a marcação
          mas jamais julgar o que não sabe
          eu ja vi muitos casos das pessoas perder justamente pelo fato das auto escola deixar muito encima do prazo o termino das aulas….

      • as vezes a pessoa não foi bem nas 20 aulas e quer pegar mais aulas e não tem dinheiro, quando consegue o dinheiro o prazo finda-se. Não é justo.

    • Heber Schmitt says:

      Mauri. Concordo completamente contigo. As auto escolas “treinam” as pessoas para passar no teste, mas não para aprender a dirigir. Saiu dali é cada um por si… E o trânsito vira essa loucura por falta de uma preparação mais séria. Prática e psicológica.

    • Você pode renovar o renachi e só vai pagar o aluguel do carro e o duda de reprovação. O Renachi tem validade de 5 anos. Isso as auto escolas não divulgam. Procure saber mais a respeito.

      • Me explica mais, porque reprovei na pratica e eles estão me cobrando 230 reais para fazer outra prova prática, me informaram que como eu cadastrei o biométrico em janeiro não tenho muito tempo!! Queria mais tempo… :-(

    • Concordo. Absurdo.

      Falta de respeito conosco, tem que fazer tudo de novo é uma palhaçada.

    • MARCIA SILVEIRA says:

      Concordo com voce! É uma falta de respeito, nos tiram pra bobos!! :( E voce tem q aceitar, nao tem escolha!! Revoltante!!!

    • nubia samara teodosio da silva says:

      estou nesta mesma situação, passei em moto e meu prazo esta se vencendo e não da mais para marcar reteste para carro, pq so posso marcar com 15 dias, e fiz ontem e não passei. meu prazo é ate dia 08/08/16. esse povo q nos avaliam fazem pressão piscicologica, fora que nos deixam esperando na baliza não dão o sinal p começar qando nos avisam a baliza ja esta contando o tempo.

  2. 1300 no Paraná pq no Rio Grandeido Sul ta mais de 1500 pra tirar uma categoria, as duas ta 2700 é muito caro.

  3. Acho que deveria ser mais acessível as pessoas com baixa renda sempre sofrem.
    Querem se clalificar para terem melhores chance no mercado de trabalho mais cada vez fica mais difícil. Todos temos família para sustentar dívidas e despesas mensais e o salário já é pouco aí vc junto um dinheiro para realizar o sonho da carteira e aumenta Aí vc não tem mais condições e corre o risco de tentar e não passar aí todo seu investimento foi em vão.
    Só no Brasil que é esse absurdo lá fora em outros países qualquer um mendigo consegui tirar agora aqui um trabalhador honesto não consegue.

  4. Tenho que saber onde é essa auto escola aqui no Paraná, to pagando 1600 na minha sem nem ter entrado em vigor a nova lei –‘

  5. wanderley martins says:

    O erro estar no congresso tsnto deputados como os senadires eles que aprovam essas leis porque os mais prejudicados sãos os mais pobres eles que tem que colocar a mão na consciência

  6. Me diz qual auto escola vai subir para 1.300 pq aqui em cruzeiro do oeste sem ter entrado em vigor ja esta 2.000.

  7. marcos borelli says:

    Aqui em Curitiba também já está chegando neste valor,para tirar uma habilitação não sai menos de 1,700 reais,isto para mim é um desrespeito com a humanidade,me desculpe pela franqueza mas se continuar assim vamos ter que voltar a andar de carroças,até eles resolverem pedir habilitação para a mesma,,obrigado.

    • Tiago Oliveira says:

      O que as Auto Escolas cobram alem dos valores estipulados não é ilegal, pois cada uma oferece um serviço diferenciado das outras, o que não pode haver é abuso, por isso é de fundamental a pesquisa antes da matrícula.

  8. Aki em São Paulo está cobrando uma média de r$ 800,00 e já acho caro, mas se vc vai compra a carta a famosa quebra aí sim vai te cobra 2k por isso.

    • Caro? Flavio aqui em SC estão cobrando em média 1.600,00. Um absurdo. Agora com esse aumento passará para 1.800,00.

      • Juciêr Melo says:

        Ele deve ta se referindo só A ou só B. Aqui no RN temos a opção de tirar as duas ao msm tempo, que ta custando 1.440 a vista, e sem contar com os outros 210 que temos que pagar ao DETRAN

  9. Olha galera trabalho. Com auto escola ha 10 anos, porem somos prestadores de serviços e não funcionários do Detran, apenas seguimos regras e colocamos nossos preços, porem o gasto de veículos são caros, agora pagar 1,500 a 1,750 em uma habilitação para o resto da vida e achar caro é demais, uma faculdade mais ou menos fica em torno 40 mil reais e ai? Trabalhar do preço que querem não da neh

    • Leandro Silva says:

      Cara, e onde você conseguiu enxergar alguma relação entre pagar para tirar a CNH e pagar uma faculdade? São duas coisas totalmente distintas.

    • Meu amigo… NÃO VOU NEM TE RESPONDER…QUE COMENTÁRIO TOSCO ESTE SEU… SINCERAMENTE!!!
      Mais um sangue suga que tenta justificar o injustificável para não prejudicar seu esquema de enganação e abuso de preços para com o consumidor.. o melhor argumento dele é “SE VCS ACHAM QUE PAGAR 1700 REAIS PARA UMA HABILITAÇÃO QUE TERÃO PARA A VIDA TODA, A FACULDADE SAI MAIS CARA”…. meu deus do ceu!! Amigo, quer dizer então, que se eu tenho uma calculadora de bolso que deveria custar 10 reais mas que, pelo fato utilizar-me dela durante a minha vida inteira para fazer contas, ela pode custar 5000 em cima desta justificativa, eu estou certo? Deve ser por isso que você e mais da metade do povo brasileiro aceita o que o governo impõe de juros em cima de tudo que fazem na justificativa de que os serviços prestados por eles fazem justiça ao preço que cobram. UMA HORA DESSAS, EU PENSO… SERÁ QUE UM CARA COMO VOCE cobra algo como “ética” e “honestidade” de algum político? rsrsrsrsrs… TRISTE. Não é só vocÊ que é comerciante ou funcinário para saber de preços por aqui…TODOS NÓS TRABALHAMOS E SABEMOS O QUE É JUSTO A SER COBRADO, E O QUE É INJUSTO! NÃO me venha com essa de se esconder atrás de manutenção de veículo ou “um bem para a vida toda” para cobrar esse PREÇO NOJENTO QUE COBRAM, por que não cola não! FAÇA UMA FACULDADE DE DIREITO,POR EXEMPLO, E QUEM SABE VOCÊ MUDE SUA OPINIÃO UM DIA.

    • tua acha barato pagar 1400 para pagar uma auto escola mas e normal isso tu ta no teu papel de puxa saco de auto escola mas te pegunto quantos professores de auto escola vale o preco que o aluno paga?

  10. FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA says:

    E OS ACIDENTE CONTINUA … MATANDO INOCENTE E DECEPANDO FAMÍLIA . SERA QUE JÁ NÃO ESTA NA HORA DE PARAR DE ARRECADAR E O POVO RESPEITAR NO TRANSITO DO BRASIL . ( ASSI5 CHICO SPIA ESSE NÃO AMARELA F.A.S. DEPOIS FALA RESPEITO A VIDA . ) SOU FILIADO NO PMDB DESDE 08-08-88

  11. Bem, esse país é uma piada, comecei auto escola e desisti (pq era muito entediante e é melhor dormir do que assistir essas pataquadas), pretendo voltar – por protocolo.

    As aulas teóricas são TOTALMENTE desnecessárias no modelo que são hoje, basta ler a apostila e no máximo (pra quem tem dificuldade de aprendizagem) assistir teleaulas online para fazer o teste teórico. Já barateia e MUITO.

    Na Itália é permitido o processo independente, vc faz o treinamento prático com QUALQUER pessoa que tenha habilitação há mais de 10 anos (parente ou amigo) e marca apenas o teste prático diretamente no departamento de trânsito , paga a taxa e faz a prova, fim.

    Aqui nessa pocilga tudo é taxa, imposto, cobrança, ninguém se importa com segurança e sim com LUCRAR $$$$$

  12. Só quem tem carteira há mais de 20 anos pode escrever enorme besteira! Do tipo, se não passou em 1 ano não tem condições de dirigir!
    O DETRAN faz questão de enventar taxas, aumentar a arrecadaçao de tudo!! As auto escolas atualmente estão com suas agendas completamente lotadas para as aulas práticas. Levando meses o simples agendamento das mesmas . Assim o prazo consequentemente diminui.
    Não me admiro que o trânsito está o caos que é por causa desses indivíduos burros que se acham no total controle das circunstâncias pois passaram na prova que era dar uma volta na praça! E a teórica era identificar uma peça do carro em uma bancada!
    Eu cito meu exemplo, há mais ou menos 5 anos atrás tentei fazer a carteira, sendo que no prazo fiz umas 5x prova prática e não fui aprovada. No ano passado voltei a fazer todo o processo e passei de primeira na prova prática. Portanto são muitos fatores envolvidos inclusive teve uma prova que o fiscal da prova ao entrar no carro me disse faz rápido a prova pois já é meio dia e tem um monte de gente pra fazer ainda. Sendo que combinam as 8h para todas as provas!

    • Leandro Silva says:

      É este o ponto Larissa. O prazo de um ano muitas vezes é incompatível com a agenda das auto escolas, das tais clínicas credenciadas e do próprio Detran, principalmente nas grandes capitais. Isso quando não ocorre uma greve no meio. Teve um processo que minha mãe abriu que ela conseguiu fazer o prático somente 3 vezes, e já venceu o prazo. Na minha opinião o processo de retirada de CNH virou uma forma alavancar a arrecadação do órgão.

  13. lindinalva f do nasc soares says:

    gostaria de saber o porque uma amiga foi fazer o exame pscicotenico com uma pscicologa e na hora de pencher o formulario ao qual tem perguntas sobre a saude da pessoa que esta tentando tirar a cnh pela primeira vez ela colocou que e hipertensa e diabetica ai a tal psicicologa nao aprovou o teste dele, relantando que ela tinha sido reprovada e que teria que procurar o entra la ela teria que pagar para _+tres pscicologas e teria que pagar para as 3 ai minha colega foi ate o orgao procurar a pessoa responsavel disserao que realmente ela tem que passar pior essas 3 pscicologas e pagar so que ela nao tem condicoes e ai minha amiga disse que iria fazer tudo de bovo daqui a 1ano mas a pessoa do detran informou para minha amiga que ela teria que passar com a mesma pscicologa da reprova isso e certo ela nao tem o direito de passar com outra pscicologa? tem que ser com a mesma da reprova?

  14. lindinalva f do nasc soares says:

    gostaria de saber o porque uma amiga foi fazer o exame pscicotenico com uma pscicologa e na hora de pencher o formulario ao qual tem perguntas sobre a saude da pessoa que esta tentando tirar a cnh pela primeira vez ela colocou que e hipertensa e diabetica ai a tal psicicologa nao aprovou o teste dele, relantando que ela tinha sido reprovada e que teria que procurar o entra la ela teria que pagar para _+tres pscicologas e teria que pagar para as 3 ai minha colega foi ate o orgao procurar a pessoa responsavel disserao que realmente ela tem que passar pior essas 3 pscicologas e pagar so que ela nao tem condicoes e ai minha amiga disse que iria fazer tudo de bovo daqui a 1ano mas a pessoa do detran informou para minha amiga que ela teria que passar com a mesma pscicologa da reprova isso e certo ela nao tem o direito de passar com outra .

  15. Vejo claramente, que isso é uma forma do DETRAN de conseguir ainda mais dinheiro dos candidatos.
    Tentei as categorias de carro e moto, passei de primeira na prova de carro, e na de moto nem tentei fazer a prova, de tamanha a demora em marcar a minha prova e as minhas aulas.
    Até parar marcar as aulas são difíceis, a prova então nem se fala na demora, então como o DETRAN pode exigir alguma coisa? Deveria ser revisto!
    O que manda nesse País é o R$.

    • Como se demora muito para marcar as provas,e nao e’ nada barato,esse prazo de um ano deveria ser de dois anos.Ate’ porque as pessoas trabalham,estudam,tem familia.O tempo fica curto e imprevistos acontecem.

      • É daí onde entra a corrupção minha amiga, tá demorando eles diminuir esse prazo no caso 6 meses a mente de alguns de nossos legisladores começa a ferver e fede a merda me desculpe a expressão.

  16. Edison Magalgaes says:

    Na minha opiniao, deveriam de existir menos taxas aos alunos porem, os testes praticos assim como os exames deveriam ser muito mas muito mais e energicos como os que sao feitos hoje em dia, deveria de voltar o teste de faixa pra quem nao sabe oque e, seria estacionar em uma vaga de ré.
    Tem muitos motoristas apesar do tempo de carta que nao sabem dirigie nao sabem tomar decisoes no transito nao sabem fazer uma baliza nao sabem regrinhas basicas de volante e prioridades alem de muitos serem inconsequentes ao dirigir (principalmente os taxistas) . Sendo mais claro, acho uma tremenda moleza tirar abilitaçao neste pais é so ter uma graninha. By.

  17. vicente lopes da silva says:

    olha eu acho muito errado cobra duas ou tres vezes uma coisa que voce ja estavam fazendo i e um roubo cobra uma exame de de teorica e muito caro isso e errado eu mesmo tive que paga tres vezes essa porcaria de prova e nem passei issoe roubo do detran e

  18. Na matéria diz que o valor em média era de 1.100,00. Esse valor é tabelado? Aqui em SC o valor médio era de 1.600,00 e agora com acréscimo de 200,00 ficará bem distante dos 1.300,00 sugeridos aqui.

  19. fabio garcia says:

    Milton, na minha opinião, tu foste muito infeliz ao comparar uma carteira de motorista à uma faculdade.
    No “treinamento” pra se conseguir uma cnh, é ensinado unicamente como conduzir um carro e como interpretar as sinalizações, e a estacionar (que muita gente não aprende nunca). Já na faculdade, assuntos como marketing, finanças, estrategia de negocios, legislação, gestão de pessoas e talentos, empreendedorismo, logistica, e tantos outros são abordados, e levamos, em média, 4 anos para cursar, não 4 meses. Desculpa aí, mas tu rateou legal!!!

  20. Nao serve a nada isso ,o que deve ser feito seriamente ninguém faz, que dar uma boa educaçao de civilização no transito .p punir com rigor se nao cumprir as leis. Aqui as pessoas dirigem como uns selvagens. Por isso nao serve esse aumento desnecessario e nem aula noturna . Tirei minha carteira no exterior nao fiz nenhuma aula a noite e di rio muito bem de dia e noite.

  21. Ninguém é preparado para entrar em um tiroteio. Adrenalina faz parte da vida, todas as pessoas tem o direito de tentar quantas vezes quiser. Ainda acho as regras de banca fora da realidade dos condutores. Repensar.

  22. Cileide Gonçalves says:

    Ola eu tenho carta de condução ja a alguns anos mas ja venceu eu moro em Portugal eu não posso ir pro brasil so pra renovar a carta,não entendo se os consulados podem fazer casamentos, nascimentos, passaporte porque não podem fazer renovação da carta,minha carta e do Parana,e não posso dirigir aqui em Portugal.

  23. Ana Maria Scarrow says:

    Meu filho esta tentando tirar sua cnh, mas por motivos de trabalho, perdeu o prazo de 1 ano tb….Ele terá que refazer udo, ate o CFC, ou só exames médicos? uma vez apto pelo cfc, porque refazer tudo?

  24. ola meu amigo tem 29 anos .Mais ele tiro a primeira carteira agora a 10 meses atras. Ele já pode da entrada para trocar pra categoria E ou tem que esperar mais alguns anos ainda????

    • REQUISITOS NECESSÁRIOS
      Para candidatar-se a Adição ou Mudança de Categoria da CNH é necessário observar os seguintes requisitos:
      Mudança para Categoria “C”: o candidato deverá estar habilitado no mínimo há 01 ano na categoria “B”.
      Mudança para Categoria “D”: o candidato deverá ter 21 anos completos e no mínimo 02 anos de categoria “B” ou um ano de categoria “C”.
      Mudança para Categoria “E”: o candidato deverá ter 21 anos completos e no mínimo 01 ano de categoria “C” ou 01 ano de categoria “D”.
      Nos casos de adição das categorias “A” ou “B”, o condutor deverá realizar instrução prática no CFC de 15 h/aula;
      Para Mudança de Categoria “C”, “D” e “E”, o condutor deverá realizar instrução prática no CFC de 15h/aula.
      Observação: Em todos os casos, o condutor não poderá ter cometido nenhuma infração Grave ou Gravíssima ou ser reincidente em infrações Médias durante os últimos 12 (doze) meses. Para saber sobre as categorias da CNH, confira o artigo 143 do Código de Trânsito Brasilieiro, o CTB.

  25. POR GENTILEZA, ALGUÉM PODERIA ME RESPONDER SE MINHA PAUTA VENCEU E OPTEI POR TIRAR A CNH DE CARRO E MOTO, PORÉM JÁ FIZ A PROVA PRÁTICA DE CARRO E PASSEI, SÓ FALTA A PROVA DE MOTO, PERCO TUDO QUE FIZ ATÉ O MOMENTO? OBS: MORO EM SP CAPITAL.

  26. Iniciei o processo na auto escola em novembro, e acabei pegando final de ano, feriados, carnaval e ainda tive que esperar sempre as datas disponíveis na auto escola e no Detran para meus testes. E ai pergunto, fiz só um teste e reprovei, vou conseguir mais um teste antes do meu processo vencer. Vou ter que refazer tudo graças à demora da parte deles? Sem contar que até rematricula tive que pagar por que a auto escola tinha datas longes umas das outras. Falta de respeito total.

  27. Sueli Antonia Da Silva says:

    Quero sabe o q eu faço venceu um ano nao conegui termina a prova do exame pratico

  28. Estou também com meu processo vencendo. Iniciei em 27/10/14 no entanto, consegui fazer a biometria em março de 2015. Era quando tinha vaga. Fui procurar a auto-escola só tinha vaga em julho de 2015. Quando fui marcar a prova só tinha para setembro de 2015. Conclusão, a prática fica a desejar. Nem vou conseguir contemplar todas as aulas não tem mais tempo. O detran do Amazonas revendo o problema permitiu a renovação por mais 12 meses.

  29. EU SOU VENDEDORA EXTERNA DA HONDA E NAO TENHO TEMPO PARA FAZER AUTO ESCOLA, E MINHA PRIMEIRA HABILITAÇÃO CATEGORIA A, FUI NA AUTO ESCOLA NO DIA 14/09/2015 PARA MARCA A PROVA MAIS A MULHER QUE ME ATENDEU DISSE QUE TERIA QUE PAGAR UMA TAXA, E VOLTASSE NA SEMANA PARA POR MARCA, HOJE NO DIA 18/09/2015 FUI COM A TAXA PAGA E A MULHER ME DISSE QUE NAO TERIA COMO MARCA A PROVA NO DIA 23/09/2015 PORQUE EU TERIA QUE IR NA QUINTA 17/09/2015, E DISSE QUE O SISTEMA NAO TERIA COMO ALTERAR, MINHA PAUTA VENCE DIA 25/09/2015 ISSO PROCEDE ESTOU INDIGNADA POS FOI MARCA A PROVA COM 05 DIAS DE ANTECEDENCIA, E EU AVISEI PRA MULHER QUE TERIA QUE FAZER A PROVA NO DIA 23/09/2015 E ELA NAO M,E INFORMOU DESSE PROCEDIMENTO. MINHA PERGUNTA E TEM COMO RECORRER?

  30. Lucilene pimentel Tobaldini says:

    Gostaria de saber se posso refazer meu teste de baliza,meu processo vence dia 13 de setembro de 2015,fui fazer baliza hoje dia 6 e não consegui passar.Obrigada.

  31. Fui reprovada na prova prática e excedeu o tempo de 12 meses , como devo proceder tem que pagar tudo novamente? Obrigado

    • A prova prática é extremamente fácil, se reprovou, desista de dirigir, o trânsito já está caótico sem você.

      • JANE nao de moral para este comentarios deste Mauri , pois o transito esta caotico por causa de motoristas igual ele que acham que sabem tudo de transito , sou motorista carreteiro a 20 anos e viajo por todo o brasil e ainda nao aprendi tudo ,ai podem se perguntar 20 anos e nao aprendeu tudo? pois isso da minha parte nao e burrice por nao ter aprendido tudo mas sim sinal de humildade porque todo dia o transito nos ensina coisas nova e va em frente poi voce consegue

  32. Boa tarde!!! Fiz meu primeiro teste prático e primeira habilitação e passei. Só que na auto escola que eu fiz eles cobram 35 reais, disse que é a taxa da cnh. Falaram que tem auto escola que quando faz a matrícula já cobra a taxa, no caso deles cobram depois de fazer o teste. Gostaria de saber se é normal

  33. Adriano Cessar says:

    O prazo de cinco anos para adicionar categoria A e B se expirou,fui reprovado o que faço,” terei que começar do zero ou renovar teste pratico que seria pagar o examinador e o aluguel do carro” ???Obrigado.

  34. FLAVIA DOS REIS ROCHA says:

    No meu caso excedeu o tempo de 12 meses então fui na Auto escola em qual estou ,procurei pela Taxa de Reinicio e a atendente me disse que terei que pagar pelo Reajuste . Queria saber se sou Obgd a pagar por isso se paguei em NOV/2014 a minha CNH ?

  35. erica dos santos silva says:

    bom meu prazo vence agora 20/11/15 fiz o exame e n passei, n fiz varios exames pq n estou trabalhando p pagar. mais posso reutilizar algum exame tenho como tentar novamente reaproveitando sem tem que pagar taxas??

  36. Brisa Barreto says:

    Oi, bom dia. Fiz o teste prático do detran e fui reprovada. Para fazer um segundo teste eu tenho que pagar alguma taxa à auto-escola???? Obrigada.

  37. e sobre a grande besteira de se ter apenas um ano para concluir a CNH, agora com todos os aumentos tanto de valor de horas/aulas teórica e horas/aulas práticas e período para concluir continua o mesmo? ou seja aumenta a carga horaria e não o tempo de concluir a CNH?
    ou se aumenta tudo ou não se aumenta nada (nada de dois pessoa e duas medidas)

    • Rodrigo Belo Monte says:

      Pessoal boa noite …. Falo como Bacharel em direito! É un absurdo essas arbitrariedades das auto escolas e da entidade responsavel, pagamos e recebemos tudo pela metade… O prazo é curto e os analistas ineficientes absurdo!

  38. O processo de avaliação prática da CNH é o nó dessa situação É um modelo de avaliação que precisa ser aperfeiçoado, é um preciosismo e um exagero de pontuação. A “facilidade” de passar pela primeira fase, exame médico, psicológico, e prova teórica e depois não sai fácil da fase prática sugere que alguma coisa foi organizada para reter o candidato e fazer com que ele gere receita para o DETRAN. o mais incrível é que os interessados não se mobilizam concretamento pressionando os DETRANs para mudarem o exame prático que valoriza apenas o erro e não os acertos.

  39. Mayara Barbosa says:

    Caso eu não consiga fazer a prova teórica no DETRAN após a conclusão do CFC, eu posso remarcar? De qual forma?

  40. Por esse preço absurdo cobrado e preciosismo nas avaliações! O trânsito nesse país deveria ser exemplo!!!! Kkkkkkk! Mas é só esse povo tirando dinheiro e enganando as pessoas!

  41. Beatriz Morais says:

    Comecei o processo de habilitação em 20/12/2014, portanto vencerá em 20/12/2015, meu instrutor me disse que eu teria até dia 07/12/2015 pra pagar o exame prático, que seria feito em um dia entre, 16,17,18,18_20 de dezembro, só que quando fui pagar ele disse que não dava mais tempo, que o delegado do Detran não autorizou, isso esta certo? Pois eu estava dentro do prazo, o que devo fazer, posso continuar em 2016 em outra auto escola? Por favor me respondam. Aguardo

  42. Boa tarde, estou na primeira CHN de A e B, fiz a prova 4 vezes e não passei, venceu meu no dia 04/12/15, já tinha pago o duda onde me informaram o detran que e valido p/ 5 anos. Agora não sei o que fazer, confesso que estou envergonhada p/ comparecer a auto escola e não saber o que falar…. Tiver problemas pessoais nos dias da provas, como internação de parentes, e outros fatos que me desconcentraram…. Não queria ficar totalmente no prejuízo,uma vez ouvir dizer numa conversa, parece que tem uma forma de pagar uma porcentagem,mais no prazo de 1 ano e meio, quando isso acontece,mais como escutei p/ alto p outra turma e mh aula no dia iria começar fiquei sem intender…. E a auto escola não informa e diz que não tem informação a respeito disso.
    ALGUÉM PODE ME AJUDAR ??? POR FAVOR!!!. Desde já vós agradeço!!!.

  43. Boa tarde,sou do RJ estou na primeira CHN de A e B, fiz a prova 4 vezes e não passei, venceu meu no dia 04/12/15, já tinha pago o duda onde me informaram o detran que e valido p/ 5 anos. Agora não sei o que fazer, confesso que estou envergonhada p/ comparecer a auto escola e não saber o que falar…. Tiver problemas pessoais nos dias da provas, como internação de parentes, e outros fatos que me desconcentraram…. Não queria ficar totalmente no prejuízo,uma vez ouvir dizer numa conversa, parece que tem uma forma de pagar uma porcentagem,mais no prazo de 1 ano e meio, quando isso acontece,mais como escutei p/ alto p outra turma e mh aula no dia iria começar fiquei sem intender…. E a auto escola não informa e diz que não tem informação a respeito disso.
    ALGUÉM PODE ME AJUDAR ??? POR FAVOR!!!. Desde já vós agradeço!!!.

  44. MARCIA SILVEIRA says:

    Quando nao conseguimos tirar a carteira por isso ou por aquilo.. dirigimos sem carteira mesmo! Assim q finciona.. e nao adianta virem aqui dizer , ai .. q nao tem responsabilidade q isso nao é certo e mi mi mi .. Certo mesmo é o valor da carteira e a dificuldade pra consegui-lá néh??? CERTO ou ERRADO?? Estamos no BRASIIL e nâo vamos falar sobre isso, nao aqui no BRASIIL!!!

  45. Começarei a CNH em janeiro, aqui em SC o valor para a categoria A e B já está R$ 2.480,00, e vocês aí achando caro no PR! huheuheuehueu

    • Tiago Oliveira says:

      Luana, aqui em Brasilia o valor estar R$550,00 a auto escola e R$488,00 a taxa do Detran hueuheueheu…Veham pra cá tirar a sua CNH..rsrs

  46. Patricia Novais Souza says:

    Ola bom dia!!! Fiz meu exame psicotecnico dia 07/01/2016 achei tudo muito tranquilo e dentro do mormal mas nunca vi vc preencher gabarito a lapis?Perguntei a psicologa se poderia passar a caneta ela disse q năo.Se caso eu reprovar vou entrar com recurso.Năo existe isso em hipotese alguma quem garante sua resposta? Pode se haver fraude e ai quem se ferra? Nós cidadăos infelizmente.Obrigada.

  47. Mariana Braga Teles says:

    Gente para quem reprovou na prova prática e passou o prazo de um ano, é necessário pagar somente uma taxa ou todo valor da auto escola?! Reprovei na prática e em seguida viajei para fora, e já se passou o ano do tal prazo…

  48. Sidnei Martins says:

    Fui aprovado na categoria A mas meu processo venceu antes que eu fizesse o exame prático da categoria B o que eu faço ?

  49. Eu fiz todas as provas e passei de primeira na categoria A e B, mais nao consegui terminar de pagar a carta, meu processo vence dia 02/02 e a auto escola fala que se eu nao pagar, eu perco tudo, isso eh verdade? Pode acontecer? Mesmo eu falando que pago tudo no dia 10/02 quando pegar a carta, ela fala q vo perde tudo.

  50. Queria saber o seguinte:
    O prazo de um ano passou, eu tenho que esperar mais um ano passar para dar entrada novamente ,
    ou posso já iniciar tudo de novo?

  51. Silvana Lima says:

    Minha filha tentou tirar sua habilitação e fez a prova prática por duas vezes e ainda assim reprovaram, o mais estranho é que o próprio professor falava que ela dirigia muito bem, mas a reprovaram por 2 vezes.
    Como ela estava desempregada e não podia pagar para refazer a prova, o tempo foi passando.
    Hoje dia 03/01/16 liguei na auto escola para poder pagar a taxa para refazer a prova prática novamente, fui informada que ela terá que pagar tudo novamente, porque já fez 01 ano que ela realizou o exame médico.
    Mas as aulas dela só começaram me março de 2015.
    Essa informação procede? É 01 de prazo depois de que situação?
    Preciso de respostas corretas, porque estou pensando em procurar advogado para recorrer se for necessário.

    Obrigada.

    • Fabriciane Santos de Deus says:

      O prazo começa a contar da data em que ela fez a inscrição na auto escola e não da data do exames , no seu caso ela pode entrar com recurso.
      Eu entrei para ver os comentários pq TB quero entrar com recurso.

  52. Acho uma sacanagem. Aqui no detran de SP o examinador não aceitou minha baliza porque eu não coloquei o pneu em cima da risca amarela ( faixa ) ou seja eu estava certinho na baliza e porque eles queriam dinheiro eles não aceitaram pediram pra eu retirar o carro e fazer de novo. Só que eu fiquei tão nervoso e ai só deu merda. Eu acho muito injusto vc ter que pagar 200 reais e não passar . É eu dirijo e estaciono carro muito melhor que muitos que tem habilitacao. Eu ainda não consegui pegar a minha pois fui reprovado ja duas vezes. O que eu acho safadeza deles.

  53. O DETRAN comete um desrespeito e uma injustiça contra os alunos. Exemplo: você inicia um processo e é considerado apto no teste psicotécnico e no teórico. Caso não consiga ser aprovado no teste prático dentro de um ano, o prazo vence e você tem que iniciar tudo de novo, do zero, e refazer os dois testes, que você já havia sido aprovado é considerado apto. Uma injustiça! Na minha opinião isso é só uma maneira de arrecadar dinheiro através das inúmeras taxas e exames.

  54. Fui reprovada na prova prática e inspirou o tempo de um ano, qual é o procedimento que tenho que ter agora?

  55. Gustavo Araujo says:

    Um imenso absurdo essas taxas que o Detran cobra. É um órgão que só serve para atrapalhar a nossa vida. Tirei minha carteira em 1998 e não precisei nem fazer auto-escola, pois nomeei minha mãe como condutora responsável e eu podia dirigir com ela dentro de qualquer via com velocidade máxima de 60km/h. Se não me engano, paguei 34 reais pelo teste psicotécnico e mais 7,50 para remarcar cada teste prático (só passei no terceiro)

  56. Gislaine vina says:

    Fui reprovada no exame prático sei fazer o percurso mas no dia da um nervosismo fiquei até com dor de barriga pois sabia que não teria outra chance preciso muito da Habilitação um dia antes fiz o percurso umas dez vezes e fui bem mas no dia fiquei nervosa por estar sendo avaliada deixei encostar na guia no final da prova reprovei perdi quaze dois mil nessa brincadeira e não pude pagar o quebra muitos não pagam mas faz besteira do mesmo jeito na rua não e uma volta que diz que vc e bom motorista chateada com tudo isso pois primeira habilitação para quem nunca dirigiu e quaze impossivel a menos que ja dirija faz tempo quaze todo mundo que conheço pagaou o quebra e dirige muito bem adimiro quem passa na raça ninguem e obrigado deveria ser só pra quem tem dificuldade tentei passar na raça mas não deu estou muito chateada com tudo isso

  57. Ola tinha prova praticada marcada 1semana antes do prazo acabar de 1 ano mas nao pode ir e remarquei com 3 dias depois do vencento de 1 do processo fiz o exame e passei e agora corro risco de nao pegar a habilitaçao?? Obrigado pela ajuda

  58. Gleison Henrique Siqueira says:

    boa tarde, aqui renovei minha carteira no dia 04/03/20016, segundo portaria do Detran-MG sem a necessidade do exame toxicológico, mais até hoje não chegou, e no site do Detran só da a mensagem que estar PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO. o que faço? desde já agradeço.

  59. Boa noite meu namorado foi renovar a cnh o ano passado e tinha acontecido alguma atribulaçoes nesse dia e ele respondeu a medico do dentran que tomava remedio controlado mas ele nao toma ai o medeci pediupra ele ir ao especialista mas ele na foi e nem compareceu ao detran e ao sera que ele peseu a cnh.gostaria muito de alguma resposta

  60. O que ele deve fazer ?

  61. meu prazo para tira minha habilitaçao de 1 ano venceu como vaso para ativa novamente

  62. e se tenho que facer todos exames novamente

  63. AQUI EM ITAQUI E SO UM CFC E ELES MARCAM PROVAS PRATICAS PARA 35 A 42 ALUNOS NO MESMO DIA E A PESSOA FICA FECHADA NUM PESÇA AGUARDAMDO ISSO E UM DESRESPEITO COM O ALUNO EAS TACHAS DE ALUGUEL DE VEICULO UM ABISURDO ,,,,,

  64. MEU PRAZO VAI VENSER PRA PRIMEIRA CNH AB SO CONSEGUI FAZER 2PROVAS DE CARRO E 3 DE MOTO MAS OS IZAMINADORES SEMPRE ACHAM UM DETALHE PRA GENTE RODAR E PAGAR MAIS TAXAS PRO CFC .DETALHES DIAS DE PROVAS TEM MUITA GENTE PRA FAZER E OS IZAMINADORES FICAM SO CONVERSANDO COM ISNTRUTORES ISSO ACONTECE AQUI EM ITAQUI RS

  65. Meu processo de habilitacao vence agora 5 de Maio, ainda estou fazendo aulas práticas, se eu ficar em umas das categoria primeiro, não posso realizar as outra?

  66. ola tem um mes que tirei carteira de carro a ja vou tira de moto preciso fazer o psico tecno novamente ?

  67. gostaria de saber se quando se reabre um processo de abilitaçao o prazo e de um ano a partir do primeiro processo ou do segundo reaberto .reabri em março ate quando vale

  68. Géssica Machado da Silveira says:

    Acho um absurdo a pessoa não conseguir adequar aa aulas ao seu horário disponível. Iniciei meu processo nas férias. Fiz toda a primeira parte, passei na prova teórica. Depois fiz aquela palhaçada de simulador, que não ajuda em nada a termos noção de dirigir e só tira dinheiro (como de costume né) e fiz todas as aulas práticas. Aliás fiz aulas a mais das práticas porque não me sentia preparada. Daí tive que deixar a prova prática para faze quando eu tivesse horário disponível, pois minhas aulas na faculdade se iniciaram e eu não tinha tempo compatível com os do Cfc. Eu só espero que eu consiga fazer essa maldita prova, porque é um estresse só para conseguir marcar, imagina passar!

    • A verdade says:

      Eles fazem isso mesmo, é para que você não consiga tirar a CNH no prazo de 1 ano e incie todo o processo desde o início pagando tudo novamente e nem adianta mudar de auto-escola porque são todas iguais, é tudo uma máfia. Essa é uma verdade que todo mundo sabe, mas não pode falar.

  69. Ola bom dia gostaria de saber se é correto aumentarem o valor da minha carta pois o contrato dizia um valor porem como parcelei e houve o reajuste me cobraram a mais no valor da carta isso é certo sendo que meu contrato foi feito antes do aumento

  70. oi estava fazendo a carteira de carro mais nao quis fazer a prova a no detran me falaram que eu tinha mais um ano pra fazer so pagarias as taxas e mais as aulas quantas eu foce fazer terminei o dia 30- 04 2016 fui la pra remarcar pra mim terminar a fazer ai me diseram que eu so poderia fazer pagando toda a carteira mais como eu perguntei me falaram porque era ja a segundo processo que estava abrindo so que ele nunc me falaram que era assim oque eu faço ja paquei tanto dinheiro pra nada me ajuda se possivel me responta muito obrigado

  71. David rodrigues says:

    Durante o processo da 1ª habilitação tive q passar por 3 cirurgias urgentes, isso tomou 6 meses do meu processo, pois não podia se movimentar…
    Meu processo vai vencer e não deu tempo de terminar as aulas ainda
    Tenho alguma forma de prorrogação do praso ?

  72. Eu Estava Tirando Carta Parei No CFC, Eu Fui Atropelado e tenho so 5 mes pra tirar carta nao posso em reprova em nada o que eu faço? nao posso recorre na justiça ?

  73. Boa tarde . Minha indignação e porque dei entrada no processo da 1 cnh dia 27/01/16 e so agora conseguirao marcar minha aula de volante para mês 7 e as aulas noturnas so mês 9 . Me pergunto Falta ainda asb aulas de moto será qvou conseguir finalizar tdo ate o ano q vem ate vencer o prazo pois aq em sp ta tdo demorado

  74. ana fábia novais de oliveira says:

    olá…estou com minha CNH em processo falta só o exame de transito carro e moto…porém nao consegui efetuar o ultimo parcelamento do meu processo por motivos financeiros…dia 23 agora seria minha prova…. corro risco de perder tudo que ja dei e fiz? quero entender melhor esta situação?

  75. Oi dei entrada na minha carteira AB ano passado mas onde moro tenho que tirar uma pra depois começar a outra então eu dei entrada primeiro na de moto e só conseguir tirar ela esse ano agora vou começar a de carro gostaria de saber se sou obrigada a fazer aula de simulador pq na minha auto escola eles disseram que tenho que fazer e sou obrigada a pagar no mínino 5 aulas de simulador mas eu acho que não preciso pq a lei começou esse ano
    Espero a resposta desde já obrigada

  76. agora que dificultou mesmo

  77. Boa tarde hoje fui reprovada pela terceira vez to muito triste pois minha carta vence agora dia 03-07-2016 nao da mais tempo para fazer outro exame alguem sabese tem alguma coisa que eu possa fazer?

    • Oi raquel, tbm fui reprovada ontem e minha pauta venceu , eu fiz um total de 8 exames e não consegui , eles exigem demais da gente , esta mt dificil , conheço pessoas que fizeram 18 exames e nada , demoraram mt pra passar, sem contar a pressão psicológica dos examinadores , alguns até humilham os candidatos , debocham , assim como a examinadora debochou de mim ontem dizendo que eu já havia feito 7 exames e não tinha conseguido , e ficou rindo … idiota enfim , o processo é todo errado , eles n levam em conta o nervosismo do candidato , nada disso , não estão com a gente nas aulas , pq se a gente n tivesse preparada pra dirigir , n estariamos ali … enfim !! só sei que é muito desgastante !

  78. Daniele Silva says:

    Respeito todas as opiniões, mas acho que se vc n viveu determinada situação, não pode opinar. Eu dirijo bem, fui bem em tds as minhas aulas, fiz minha prova teórica en 7 minutos e fui aprovada com alta pontuação, fui aprovada no exame médico psicológico tb. Meu problema foi q por falta d conhecimento me matriculei na auto escola e n sabia do tempo q precisaria para tirar a carta, desde as aulas de CFC, até as de volante matutinas e noturnas. Eu trabalho em tempo integral, e estudava, então tive q postergar algumas coisas até me formar. Qd me formei, fiz o CFC ( fui aprovada no teste também teórico, e para aqueles q falaram q pode ocorrer equívoco no teste, eu refaço o resto agr na frente da pessoa e garanto a msm ou pontuação superior, n por me achar, mas pq estudei e me dediquei mt para obter este conhecimento), e as aulas práticas. A auto escola estava pesando na minha pq meu processo vencia dia 10/07/16 (amanhã), e o fato d n poder errar na prova prática me fez cometer erros bobos e ser reprovada por 2 vezes, e agora ter q reiniciar todo processo. Ontem a auto escola me pediu, após minha última tentativa, R$ 1.400,00 em dinheiro para pagar o quebra. N paguei, n acho justo essa corrupção e td essa falta d respeito por uma volta em um quarteirão. Essa forma arcaica de avaliar alguém só faz a pessoa ficar mais nervosa !

  79. Wallace Pinto says:

    fiquei reprovado na prática, sou condutor a mais de 20 anos e nunca me envolvi em acidentes….absolutamente nenhum acidente…
    sou aquele tipo de motorista que não toma multa, “cumpre as regras de transitos”….mas entendi bem…
    a avaliação foi feita para reprovar….a poucos meses vi…o Detran arrecadou milhões com reprovação….pelo que reparei no dia da avaliação…..pessoas que sabem dirigir não passam, quem não sabe passa…. pergunto: como é possível?
    acho que achei a resposta….. quem não sabe dirigir, passa na avaliação e leva multas…

  80. e quanto aquele puxa saco de auto escola que acha barato o valor para tirar a carteira ele esta no papel dele pois quem paga os salario dele sao os alunos e me pergunto quantos professores merecem o valor que os alunos pagam pois tem muito professores pessimo sou motorista carreteiro a vinte anos e ja vi tanta coisa errada de novos motoristas mal instruido pelos maus profissionais

  81. Oiii sou Marlon,eu já fiz a habilitação A em fevereiro, só q eu tinha tmb em caminhado a categoria B tmb so q eu não terminei dechei d fazer B so que eu em caminhei a as aula prática da B agora pouco, mas eu fiz as aula todas da B so q eu acabei rodando n prova prática da B mas ela esta vencendo o praso da um dois dias ok eu posso fazer??

  82. Beto soares says:

    Auto escola no Brasil e uma piada,tenho CNH AB, por acaso essas pegadinhas de exame de legislação contribui para qe algum cidadão dirija melhor,alguém aprende conduzir motocicleta dando voltinhas em uma pista de motos, muitas pessoas dirigem melhor quando não habilitadas, depois de conseguir a carta só fazem merda pq acham qe são os donos do mundo

  83. Renata Silva says:

    Poisé, vejo ,muitos comentarios sobre a primeira habilitação, por exemplo não consegui concluir meu processo no periodo de 1 ano. o 1ª teste por 3 piscas, que esqueci de dar no percurso, antes de desviar de buracos na pista, a 2ª vez por que esqueci de 1 pisca na baliza e o auto desligou, a terceira vez foi após um bom tempo, devido ter ficado desempregada como nunca mais dirigi, pude marcar apenas 6 aulas ainda para piorar a noite e ficava mais parada no transito, do que em moivimento, meu processo iria vencer o periodo de 1 ano, um dia depois do exame marcado, infelizmente fiquei na baliza novamente acabei encostando na mesma e ela caiu.
    Resumindo a pressão de “não poder reprovar” pois era minha ultima chance se teria que repetir tudo novamente, bom me decepcionei, devido a dificuldade de ajuntar a grana, que por sinal nao é pouco, e reprovar.
    Agora terei que repetir pagar td novamente, isso desencoraja uma pessoa.

  84. Pessoal, saiu em 2013 (se eu não me engano) uma Resolução que permitia o reaproveitamento dos exames, e a isenção das taxas de reabertura do processo, pelo prazo de até 12 meses, contados da data de encerramento do processo de 1ª Habilitação. Inclusive constam informações no próprio site do Detran -PR.
    http://www.detran.pr.gov.br/modules/catasg/servicos-detalhes.php?tema=credenciados&id=424

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*