Abuso sexual infantil aumentou 32% no Paraná entre 2015 e 2016

 Abuso sexual infantil aumentou 32% no Paraná entre 2015 e 2016
Foto: Divulgação/Agência Estadual de Notícias
Foto: Divulgação/Agência Estadual de Notícias

O Paraná registrou 1.304 casos de violência sexual infantil em 2016, 32% a mais do que o ano anterior que teve 982 ocorrências. Os dados foram disponibilizados pelo Disque 100 do Ministério da Justiça. No Brasil, só nos dois últimos anos, a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos recebeu mais de 37 mil casos de denúncias de violência sexual na faixa etária de 0 a 18 anos, o que corresponde a 10% das ligações feitas à central telefônica. A gerente executiva da Fundação Abrinq, Denise Cesário, explica que apesar de os números terem aumentado de um ano para outro, isso não é visto de forma negativa. Para ela, o aumento reflete que a população está mais consciente sobre a importância de denunciar.

Hoje (quinta), dia 18 de maio, é o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes. A data foi instituída em 2000, como forma de homenagear a menina Araceli Cabrera Crespo, violentada e morta aos 8 anos em Vitória, no Espírito Santo, na década de 70. Os suspeitos do crime foram levados a julgamento, mas absolvidos. Denise Cesário lembra que o assunto deve ser tratado de forma ampla e com a atuação integrada do Estado e da sociedade civil organizada.

Sobre o perfil das vítimas, com base no Disque 100, 67% delas são meninas e 16% meninos. Cerca de 40% dos casos são referentes a crianças de 0 a 11 anos. As faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos correspondem, respectivamente, 30% e 20% das denúncias. A especialista da Fundação Abrinq lembra que violência sexual contra crianças e adolescentes está relacionada a questões sociais, econômicas e culturais. No entanto, Denise Cesário frisa que os casos afetam todas as classes sociais.

Atualmente, estão em andamento no Ministério Público do Paraná 5.458 investigações que apuram crimes de abuso contra crianças e adolescentes. Além disso, desde 2012, os promotores de Justiça da instituição ajuizaram 7.426 ações penais por crimes dessa natureza.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem