Abuso sexual infantil aumentou 32% no Paraná entre 2015 e 2016

Foto: Divulgação/Agência Estadual de Notícias

Foto: Divulgação/Agência Estadual de Notícias

O Paraná registrou 1.304 casos de violência sexual infantil em 2016, 32% a mais do que o ano anterior que teve 982 ocorrências. Os dados foram disponibilizados pelo Disque 100 do Ministério da Justiça. No Brasil, só nos dois últimos anos, a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos recebeu mais de 37 mil casos de denúncias de violência sexual na faixa etária de 0 a 18 anos, o que corresponde a 10% das ligações feitas à central telefônica. A gerente executiva da Fundação Abrinq, Denise Cesário, explica que apesar de os números terem aumentado de um ano para outro, isso não é visto de forma negativa. Para ela, o aumento reflete que a população está mais consciente sobre a importância de denunciar.

Hoje (quinta), dia 18 de maio, é o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes. A data foi instituída em 2000, como forma de homenagear a menina Araceli Cabrera Crespo, violentada e morta aos 8 anos em Vitória, no Espírito Santo, na década de 70. Os suspeitos do crime foram levados a julgamento, mas absolvidos. Denise Cesário lembra que o assunto deve ser tratado de forma ampla e com a atuação integrada do Estado e da sociedade civil organizada.

Sobre o perfil das vítimas, com base no Disque 100, 67% delas são meninas e 16% meninos. Cerca de 40% dos casos são referentes a crianças de 0 a 11 anos. As faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos correspondem, respectivamente, 30% e 20% das denúncias. A especialista da Fundação Abrinq lembra que violência sexual contra crianças e adolescentes está relacionada a questões sociais, econômicas e culturais. No entanto, Denise Cesário frisa que os casos afetam todas as classes sociais.

Atualmente, estão em andamento no Ministério Público do Paraná 5.458 investigações que apuram crimes de abuso contra crianças e adolescentes. Além disso, desde 2012, os promotores de Justiça da instituição ajuizaram 7.426 ações penais por crimes dessa natureza.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*