Ação da PM no Centro de Curitiba causa polêmica nas redes sociais

Reprodução/facebook
Reprodução/facebook

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a abordagem de dois policiais militares a um morador de rua no centro de Curitiba. O homem é derrubado no chão e imobilizado por um dos PMs. O outro revista os pertences do morador de rua e pergunta se ele carrega drogas. No vídeo, o policial questiona o autor da filmagem e diz que está fazendo o próprio trabalho. A postagem já tem mais de 266 mil visualizações e foi compartilhada por mais de três mil pessoas no Facebook. O proprietário da página que postou o vídeo prefere não se identificar. Para ele, houve abuso da PM na abordagem ao morador de rua

Entre os usuários do Facebook que comentaram o vídeo, alguns apoiam a abordagem da PM e dizem que, a qualquer sinal de atitude suspeita, os policiais precisam agir. Outros acreditam que a ação da PM foi de violência gratuita e que o homem não ofereceu resistência. O autor da postagem defende o debate.

Um levantamento feito pelo Movimento Nacional da População em Situação de Rua mostra que Curitiba tem pelo menos 4 mil pessoas em vulnerabilidade. 3 mil deles vivem na região central da cidade. De acordo com o coordenador municipal do movimento, Mauricio Pereira, recentemente, o comando da PM recebeu orientações sobre como abordar os moradores de rua.

Em nota, a Polícia Militar diz que o vídeo reporta apenas parte da abordagem ocorrida no último domingo (26). De acordo com o comunicado, a PM foi chamada para controlar uma briga entre pessoas em situação de rua em que um dos envolvidos estaria com uma faca. A polícia informa que por meio das características informadas pelos populares, abordou o homem que aparece no vídeo acreditando que ele portava a arma branca. A suspeita não se confirmou. A polícia encerra o comunicado dizendo que sempre procura respeitar os direitos humanos e a cidadania.

Para ver o vídeo clique aqui.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem