Agentes de trânsito começam a utilizar radares estáticos em Curitiba

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Os agentes de trânsito começam a utilizar a partir dessa quarta-feira (17) radares estáticos em diversos pontos de Curitiba.  O equipamento é operado por um agente, acoplado a um tripé e tem a função de fiscalizar os limites de velocidade regulamentados nas ruas. A fiscalização de velocidade com esses radares será realizada em dias e locais distintos, previamente definidos pela Secretaria de Trânsito.  Segundo a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella, os radares vão ser utilizados, principalmente, nos pontos em que houve denúncia da população de abuso de velocidade.

De acordo com regulamentação do Contran, o radar estático pode ser utilizado a partir da distância mínima de 500 metros de onde já houver um equipamento do tipo fixo, instalado em postes, e a uma distância que pode variar de 100 a 300 metros de uma placa de sinalização que indique o limite máximo de velocidade para o trecho.

Os radares estáticos utilizam tecnologia laser para fiscalização do excesso de velocidade, podendo monitorar até três faixas de trânsito simultaneamente e também classificar automaticamente o tipo de veículo e tamanho. Os agentes devem ficar nas calçadas ao lado das ruas para fazer a fiscalização com o radar.

Com GPS, que permite identificar o local exato da operação, o radar faz transmissão de dados via wi-fi e via rede de celular. Também utiliza um sistema para identificação da placa. São dois radares que vão ser utilizados na cidade.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem