Alerta Geada começa nesta terça-feira

Foto: Orlando Kissner/ANPr

O Alerta Geada começa nesta terça-feira e vai até o fim do inverno, no dia 22 de setembro. O serviço informa gratuitamente a probabilidade de ocorrência de geada na região cafeeira com antecedência de 48 e 24 horas.

Ao receberem as mensagens em tempo hábil, os produtores podem adotar medidas de proteção das lavouras, evitando e reduzindo perdas agrícolas. Outros setores da economia também são beneficiados, como produtores de hortaliças, comércio de vestuário, construção civil e turismo.

Uma vez emitida a previsão do Simepar, a equipe de agrometeorologistas do Iapar interpreta as informações e dispara o aviso por e-mail, celular, redes sociais e veículos de comunicação.

Além disso, um boletim é divulgado nos sites www.simepar.br e www.iapar.br.

Também é possível acompanhar as informações pelo Disque Geada, no telefone (43) 3391-4500. A persistirem as condições para formação de geada, um aviso de ratificação é enviado até 24 horas antes da ocorrência prevista. Segundo o meteorologista do Simepar, Cezar Duquia, o Paraná deve ter um inverno bastante característico nesta temporada.

Para receber os avisos do Alerta Geada, os interessados devem preencher um formulário na página do Iapar na Internet.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*