Alertas de temporais vão ser enviados por mensagens de texto a todos os municípios paranaenses

Foto: José Fernando Ogura – divulgação AENotícias

A partir de segunda-feira (16) a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil vai enviar alertas de eventos meteorológicos severos por mensagens de texto (SMS) a todos os 399 municípios paranaenses. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e começou a funcionar em junho, como projeto-piloto, em cinco municípios do Estado. Para receber os alertas de ocorrências de chuvas de granizo, tempestades e vendavais, os usuários precisarão responder, com o número do CEP, a mensagem que será enviada pelas operadoras telefônicas entre os dias 16 e 20 de outubro. Segundo o coordenador executivo da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Edemilson de Barros, a intenção é amadurecer o sistema até o fim do ano. ]

O meteorologista e chefe de Monitoramento do Cenad, Tiago Molina Schnorr, afirma que há o planejamento de inclusão dos estados do sul e sudeste até março do próximo ano.

Segundo o chefe do setor Operacional da Defesa Civil Estadual, capitão Romero Nunes da Silva Filho, os municípios paranaenses que apresentam o maior número de ocorrências são Prudentópolis, Santo Antônio do Sudoeste, Querência do Norte, Salto do Lontra e Rondon, por isso já contavam com serviço de alerta desde junho deste ano.

Caso não receba a mensagem, é possível se cadastrar ao enviar um SMS para o número 40199 com o CEP de residência ou de outros locais de interesse em qualquer período. Os usuários podem cadastrar quantos endereços quiserem. O serviço não tem custo para a população. Atualmente, já são enviados alertas por SMS aos gestores municipais e à rede estadual de Defesa Civil, além dos cinco municípios que já tinham o serviço cadastrado. O serviço estará disponível a todo o território nacional até março de 2018 e começa pelo Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*