Especiais

Alunas de jornalismo gravam webdocumentário sobre refugiados sírios que moram em Curitiba

Foto: Germano Assad / Documentário – Síria: Uma Esperança Fora de Casa

A realidade dos refugiados sírios que escolheram Curitiba para recomeçar a vida foi retratada em um documentário por um grupo de estudantes de jornalismo da PUC-PR. O projeto “Síria: Uma Esperança Fora de Casa”, foi elaborado por quatro alunas que resolveram mostrar a vida dos refugiados sírios que moram no Brasil. Segundo uma  das alunas, Joana Sabbag, que é descendente síria, o projeto quis abordar o tema de uma forma diferente de como normalmente o assunto é retratado na mídia.

A Síria enfrenta uma crise humanitária por conta da Guerra Civil, que já dura mais de seis anos. Milhões de civis estão desalojados e buscam refúgio em países vizinhos e também na América do Sul. ​Além da guerra entre governo e civis, a Síria ainda enfrenta a constante ameaça do grupo libanês Hezbollah, e das milícias iranianas (que apoiam o ditador Bashar Al-Assad). Dividido em cinco episódios temáticos, o webdocumentário aborda a vida durante a guerra, questões familiares, trabalho, e as dificuldades de adaptação enfrentadas no Brasil.

Segundo Joana, as estudantes chegaram a usar aplicativos de tradução para se comunicar com os sírios durante a produção do filme. O trabalho trouxe também uma nova percepção de vida para as alunas. Joana destaca que ações simples podem ajudar muito no processo de adaptação dos refugiados.

Com o projeto, as alunas as alunas Gabrielle Comandulli, Isabel Woitowicz, Joana Sabbag e Monalisa Rahal, finalizaram o curso de jornalismo. O webdocumentário está disponível no site oficial siriaforadecasa.com.br e na página do Facebook, siriacwb.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

Ela é uma das organizadoras do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Ela é uma das palestrantes do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

Ele é um dos organizadores do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba