Alunos da UFPR se mobilizam contra cartazes com mensagens machistas e homofóbicas no campus Politécnico

Novos números seguem a legislação federal. (Foto: www.curitiba-parana.net)
 (Foto: www.curitiba-parana.net)

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fizeram na tarde terça (26) uma oficina de cartazes. O evento foi uma resposta às mensagens agressivas, de teor machista e homofóbico, encontradas na segunda-feira (25) dentro do campus Politécnico. A estudante e membro do Grêmio de Arquitetura e Urbanismo, Letícia Maidana, conta que na semana passada o Centro Acadêmico havia realizado uma oficina de cartazes para que os alunos escrevessem o que pensavam a respeito do curso. Mas, quando chegaram na segunda-feira pela manhã, encontraram uma mensagem agressiva, inclusive fazendo apologia ao estupro. Letícia conta que os alunos rapidamente se organizaram para que essa situação não passasse despercebida.

O evento foi apoiado não só pelos alunos do Politécnico, mas também pelos coletivos que apoiam o feminismo. Além da oficina de cartazes, o evento também tinha como objetivo estimular a discussão sobre o assunto.

Procurada pela reportagem, a UFPR diz que os cartazes foram prontamente retirados do campus. A Universidade Federal do Paraná também ressalta que não apoia nenhum tipo de atitude que vai contra a política da instituição de inclusão e igualdade. Apesar disso, o Grêmio de Arquitetura e Urbanismo, que organizou o evento desta terça-feira (26), relata que seguranças do campus Politécnico mandaram os alunos retirarem os cartazes. Segundo a instituição, isso representava um dano ao patrimônio público.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

As mais de oito mil vagas disponíveis são para cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Segundo a proposta, a distribuição de livros do tipo pode provocar danos psicológicos a estudantes

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Iniciativa do Lions Clube Curitiba Batel juntará recursos para projeto social