Amanhã é o Dia Mundial Sem Tabaco

Amanhã, dia 31, é o Dia Mundial Sem Tabaco, uma data criada para alertar à população sobre os perigos de se fumar. E também pudera… só na última década, mais de 50 milhões de pessoas morreram de problemas causados pelo cigarro. As barreiras comerciais impostas à indústria fumageira, como aumento de tributos e a proibição de propagandas, não diminuiu muito o consumo. Por outro lado, as leis estaduais e municipais proibindo o fumo em locais fechados, vem dando resultado! Por aqui, a lei antifumo entrou em vigor em novembro de 2009, e com uma queda drástica no número de fumantes, segundo o chefe do departamento de vigilância sanitária do Paraná, Paulo Santana.

Com base nestes elevados índices, dá para se perceber que a população aceitou a lei, e, até mesmo, virou fiscal de quem tenta fumar nos locais fechados. A proibição no Paraná é uma das mais rígidas do país, pois proíbe até mesmo os fumódromos.

E cabe ao dono do estabelecimento fiscalizar se a lei é ou não cumprida. Afinal, se alguém for pego fumando, é o proprietário que pode perder o alvará de funcionamento.

Além da lei estadual, há também a lei municipal antifumo, também sancionada em 2009. Os índices de aceitação seguem os números estaduais. Quem quiser parar de fumar, pode procurar qualquer unidade de saúde do estado, em todos os municípios do Paraná. Por aqui, há ainda um decreto que prevê o fornecimento gratuito de atendimento e de remédios prescritos para as pessoas que desejam largar o cigarro.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*