Amanhã é o dia nacional do teste do pezinho; o exame pode detectar 8 doenças nos bebês

teste_do_pezinho-fotoNeste sábado, 6 de junho, é o dia nacional do teste do pezinho. O exame, realizado nos primeiros dias de vida dos bebês, é simples, mas importantíssimo: pode detectar precocemente oito doenças metabólicas, congênitas e infecciosas. Por conta disso, a realização do exame é obrigatória em todo o Brasil desde 1992. Uma das doenças que o teste pode detectar é a Fibrose Cística, também conhecida como mucoviscidose. A doença é considerada rara, atinge um em cada 10 mil brasileiros. No entanto, quem nasceu antes de 1992 e não fez o exame ao nascer pode conviver com doenças sem mesmo saber. É o caso da psicóloga Verônica Stasiak, que somente aos 23 anos foi diagnosticada corretamente.

Pneumonias de repetição, tosse crônica, desnutrição, dificuldade para ganhar peso e estatura, movimentos intestinais anormais, pólipos nasais, suor mais salgado que o normal. Todos esses sintomas podem estar ligados à doença, que não tem cura, mas que se for tratada desde cedo, permite uma boa qualidade de vida aos portadores. Depois do diagnóstico, Verônica criou uma ONG, a Unidos Pela Vida, para informar a população sobre a doença e dar apoio aos portadores e familiares. Ela lembra, no entanto, que o teste do pezinho é apenas uma triagem no diagnóstico da condição.

Com algumas gotinhas de sangue, retiradas do calcanhar dos recém-nascidos, o teste do pezinho também consegue diagnosticar traços de doenças como a anemia falciforme, toxoplasmose, fenilcetonúria, além de outras condições genéticas e metabólicas importantes.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2