Apesar de atrasos em obras de infraestrutura, relatório final da Comissão Especial da Copa é aprovado na Câmara

Foto divulgação
Foto divulgação

Foi aprovado terça (3) o relatório final da Comissão Especial da Copa do Mundo, composta por oito vereadores de Curitiba. O grupo, que não fiscalizou as obras feitas na capital, mas fez apenas o acompanhamento delas, teve o resultado do trabalho apresentado de forma rápida pelo relator Cristiano Santos (PV). De acordo com o vereador, o balanço da realização da Copa em Curitiba foi positivo, mesmo com os seguidos atrasos registrados nas obras de infraestrutura.

Apenas cinco dos nove membros do grupo estiveram presentes na reunião. O número mínimo garantiu a aprovação do documento. O relatório não registrou as polêmicas que envolvem as desapropriações de moradores que viviam nos entornos da Arena da Baixada. A questão, que ainda é debatida na justiça, foi incluída como anexo no relatório.

Outro anexo aprovado foi proposto pelo vereador Jorge Bernardi (PDT). Ele sugeriu que Coritiba e Paraná também tenham direito ao potencial construtivo cedido ao Atlético Paranaense pelo município de Curitiba.

O valor total das cotas seria de quase 159 milhões de reais para cada clube. A proposta foi aprovada pelos membros da comissão, mas teve a ressalva do presidente vereador Paulo Rink (PPS). A sugestão não é obrigatoriamente acatada pela Prefeitura, mas pode chegar até o Executivo por meio de um projeto de lei dos vereadores ou de origem popular. Há quase um mês, a Comissão de Fiscalização da Copa do Mundo, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), divulgou um relatório em que mostra que nenhuma das obras públicas programadas para a Copa foi entregue de forma completa até o começo do Mundial, em junho do ano passado. Mesmo assim, a maior parte delas estava em condições de uso. O relatório também trouxe a informação de que houve aumento de custo e a exclusão parcial de obras previstas na Matriz de Responsabilidades da Copa. Entre elas, a revitalização da Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, e o Corredor Metropolitano.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

As mais de oito mil vagas disponíveis são para cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Segundo a proposta, a distribuição de livros do tipo pode provocar danos psicológicos a estudantes

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Iniciativa do Lions Clube Curitiba Batel juntará recursos para projeto social