Após 10 anos de obras, UFPR inaugura Campus Rebouças

(Foto: divulgação/UFPR)

A Universidade Federal do Paraná inaugura oficialmente hoje (25) o Campus Rebouças, na esquina da Rua João Negrão com a Avenida Sete de Setembro. Com um prédio histórico e um anexo, a unidade vai abrigar o curso de Turismo e parte do Setor de Educação, como as pós-graduações, que funcionam nos edifícios Dom Pedro Primeiro e Segundo, na Reitoria. O local pertencia à Rede Ferroviária Federal S.A. e foi cedido há dez anos pela União, um ano depois da extinção da empresa, em 2007.

O reitor da Universidade, Ricardo Marcelo Fonseca, conta que ao longo destes 10 anos foram feitas obras de revitalização do edifício e que a inauguração traz benefícios também para a região.

O edifício Teixeira Soares – construído em 1941 servia para os serviços de manutenção e administração da Rede Ferroviária. A Unidade de Interesse de Preservação de Curitiba precisou ser restaurada para receber as novas instalações. O término da obra aconteceu somente em março deste ano, com os ajustes finais no mês passado. O campus ocupa um espaço menor que o planejado. O anexo A, com uma biblioteca instalada em mil e quatrocentos metros quadrados distribuídos em dois andares e algumas salas de aula, chegou a ser inaugurado em dezembro de 2016, mas acabou não entrando em funcionamento. No edifício Teixeira Soares, são salas de aula, laboratórios e gabinetes de professores.

Segundo o reitor, as obras para a construção do anexo B precisam superar impasses judiciais para sair do papel.

O prédio, de nove andares com 12 mil metros quadrados, dobraria o espaço atual e abrigaria até um restaurante universitário. Fonseca destaca ainda a possibilidade da construção de um outro anexo, com previsão de obras à longo prazo. Por enquanto, a previsão é de que mais de 300 alunos passem a circular pela região. O plano original para o Campus Rebouças incluía três anexos e um total de 62 mil metros quadrados, o suficiente para acolher pelo menos cinco mil alunos por turno. O local é o nono campus da Universidade Federal do Paraná em Curitiba, que conta também com outros 5 campi em outras cidades do Estado.

 

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*