Araucária terá prédio com tecnologia sustentável industrializada

Araucária será o primeiro município do Brasil a ter um prédio em tecnologia sustentável industrializada. A construção, que já começou, vai levar apenas 40 horas, com turnos diários de oito horas, durante cinco dias.

Trazido ao país em 2009 e tropicalizado para os padrões brasileiros de construção pela empresa paranaense Tecverde, o sistema construtivo é aprovado pelo Ministério das Cidades e premiado internacionalmente. A forma de construir promete ser mais eficiente e sustentável.

A empresa já construiu cerca de 85 mil metros quadrados de casas desde o padrão do programa Minha Casa Minha Vida até obras de alto padrão. A tecnologia usada nas construções é chamada de “wood frame”.

Um dos sócios da empresa, Caio Bonatto, diz a tecnologia começou a ser desenvolvido por um grupo de jovens engenheiros.

Uma casa de 50 metros quadrados pode ser construída em duas horas por cinco pessoas. Segundo o engenheiro Caio Bonatto, 70% da residência vêm prontos da fábrica.

Com menor volume de produção de resíduos e de desperdício de material no canteiro de obras, a tecnologia permite uma redução de 80% nas emissões de gás carbônico em relação a obras de alvenaria. O custo, segundo os empresários, é igual ou até 10% menor do que o de casas convencionais.

Na primeira etapa de construção, são 24 apartamentos de 50 metros quadrados. Mas o empreendimento prevê uma expansão para 700 unidades. A compra dos apartamentos pode ser subsidiada pelo programa Minha Casa Minha Vida.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem