Arrecadação do ITBI tem aumento de 34% em abril

 Arrecadação do ITBI tem aumento de 34% em abril

(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

A arrecadação do ITBI (Imposto sobre Transferência de Bens Imóveis) teve um aumento de 34% no mês de abril deste ano, em comparação com o mesmo período de 2017. Com esse acréscimo, o município teve um incremento de vinte e nove milhões e quinhentos mil reais na receita tributária municipal.

De acordo com o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento de Curitiba, Vitor Puppi, o ITBI teve uma queda significativa entre os anos de 2012 e 2017 de pelo menos 12% na arrecadação. Para o secretário, o desempenho positivo em 2018 é resultado de modificações na forma de cobrança do imposto.

O secretário de Finanças explica que o valor arrecadado por conta do ITBI é de livre aplicação da prefeitura, mas geralmente é direcionado a situações emergenciais.

Vitor Puppi lembra ainda que está em vigor um desconto de 10% ao contribuinte que resolver pagar o imposto de escrituras que foram lavradas até dezembro de 2016.

O pedido deve ser feito exclusivamente no andar térreo do prédio central da Prefeitura, no setor do ITBI. Imóveis escriturados a partir de 1º de janeiro de 2017, por sua vez, também precisam efetivar o pagamento do imposto até a data – esses, no entanto, não têm direito ao desconto.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem