Assembleia vota projeto que extingue cargos comissionados para músicos da Orquestra Sinfônica

Foto: Divulgação / AEN
Foto: Divulgação / AEN

A Assembleia Legislativa do Paraná vota na próxima segunda-feira (18) o projeto que prevê a extinção de cargos em comissão de músicos da Orquestra Sinfônica. O projeto propõe também a criação de  outros 43 cargos sob o mesmo regime para atuação no Teatro Guaíra.

Depois de uma ação do Ministério Público, os cargos em comissão passaram a ser considerados ilegais. O deputado Tadeu Veneri fez um pedido de vistas para entender melhor o projeto.

40% dos músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná possuem cargos comissionados.  A decisão judicial abrange os profissionais do Teatro Guaíra que foram contratados após uma lei de 2003. Na época foram criados 81 cargos em comissão para o Teatro Guaíra – 31 para o administrativo e 50 para o setor artístico.

O cargo comissionado foi uma solução encontrada em 2003 para contornar o problema da falta de profissionais, que por sua vez foi gerado pela falta de concurso público. O último concurso aconteceu em 1997.

De acordo com deputado Luiz Claudio Romanelli, os artistas não podem estar em cargos de comissão.

Antes da apresentação deste domingo (17), os músicos pretendem mostrar ao público o momento em que a Orquestra Sinfônica está passando.

De acordo com Sebastião Interlandi, os músicos vão entrar no palco como de costume, porém apenas os instrumentistas estatutários – servidores ingressados por concurso – vão estar presentes.

Caso o projeto seja sancionado, a contratação do corpo artístico será feita no formato Serviço Social Autônomo. Tanto os músicos quanto os bailarinos vão ter que passar por um processo de seletivo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

PR-433, na Lapa, passa por cascalhamento

PR-433, na Lapa, passa por cascalhamento

Serviço é feito pelo Departamento de Estradas de Rodagem

169 mil famílias podem trocar antenas parabólicas de forma gratuita

169 mil famílias podem trocar antenas parabólicas de forma gratuita

Os inscritos no programa CadÚnico podem solicitar a instalação

Venda de genéricos completa 25 anos no Brasil

Venda de genéricos completa 25 anos no Brasil

Genéricos são destaque no faturamento do setor farmacêutico.

Corrida Noturna Unimed Curitiba: kits podem ser retirados nesta sexta

Corrida Noturna Unimed Curitiba: kits podem ser retirados nesta sexta

Evento será neste sábado (20) com concentração a partir das 17h e largada às 20h