Associação quer a suspensão do voto de quem recebe Bolsa Família ou outros auxílios

Associação propõe a suspensão do voto dos beneficiários de programas de distribuição de renda
Associação propõe a suspensão do voto dos beneficiários de programas de distribuição de renda.

Uma cartilha distribuída pela Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG) propõe a suspensão do direito ao voto de todos os cidadãos beneficiados por programas de distribuição de renda. De acordo com a proposta, qualquer pessoa que recebesse auxílio do governo federal, estadual ou municipal, perderia temporariamente o direito de participar dos pleitos eleitorais. O presidente da ACIPG, Nilton Fior, explica que a medida seria para tornar as eleições mais justas, sem que os eleitores tivessem os votos influenciados

O projeto, porém, esbarra na esfera jurídica. A proposta é inconstitucional: o voto universal  é parte da Constituição Federal e não pode ser alterado sob nenhuma hipótese. De acordo com a presidente da Comissão de Responsabilidade Social e Política da OAB-PR, Zuleika Giotto, todos os cidadãos brasileiros com mais de 16 anos têm o direito de escolher os representantes políticos e isso não pode mudar.

Para o cientista político da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Oliveira, esta é uma proposta ignorante. Ele afirma que, do ponto de vista social, retirar o direito ao voto de qualquer cidadão seria uma atitude medieval.

A advogada também argumenta que o período eleitoral é o único capaz de colocar todos brasileiros em nível de igualdade. Para ela, o direito ao voto é uma conquista da sociedade brasileira que não deve nem mesmo ser colocado em discussão.

A cartilha começou a ser distribuída na semana passada para os candidatos de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais. A proposta foi discutida na Associação Comercial e Industrial do município e aprovada por 34 dos 37 diretores da instituição.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Câmeras corporais da GM poderão ser rastreadas em tempo real

Câmeras corporais da GM poderão ser rastreadas em tempo real

Equipamentos recebem na próxima semana primeira grande atualização do sistema

Colégios estaduais em Curitiba recebem R$ 33 milhões em investimentos

Colégios estaduais em Curitiba recebem R$ 33 milhões em investimentos

O montante deve ser usado para a realização de reformas e melhoras de acessibilidade

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense