Atleta de Curitiba pode entrar em seleto grupo mundial de ultramaratonistas

(Foto: reprodução/Facebook)

Um atleta de Curitiba está prestes a ser incluído em um seleto grupo mundial de ultramaratonistas. Mauri César Barbosa Pereira, de 61 anos, deve receber neste ano um número permanente na maior ultramaratona do mundo – a Comrades, que é realizada no litoral da África do Sul. O Green Number é atribuído a atletas que chegam ao décimo ano de participação na competição, que prevê um percurso de 89 a 90 quilômetros, que precisa ser feito no tempo máximo de 12 horas.

No Brasil, só cinco atletas entraram para o clube até hoje. Natural de Maracaju (MS), Mauri é servidor público e vive em Curitiba desde os 15 anos. Em 2001, há 17 anos, pesava 100 kg e levava uma vida sedentária. Foi então que começou a correr para emagrecer e fez a primeira maratona da vida, a Maratona Internacional de Curitiba, em 2001. Ele conta que de lá para cá, nunca mais parou.

A ultramaratona entrou na vida de Mauri pouco tempo depois, na companhia de um amigo, com o qual também vai correr na África do Sul neste ano.

Pela primeira vez na Comrades, o atleta vai correr com o filho, Gabriel, de 25 anos, e do irmão Paulo, de 66. Também vai ter a companhia de dois amigos, além da torcida da esposa, Jucimara Ganzert Pereira. Mauri conta que a companhia do filho alivia o peso dos treinos para a ultramaratona.

Para Mauri, o Green Number é um marco, mas a meta vai muito além das dez ultramaratonas da África do Sul. A julgar pela disposição dele, muitas competições ainda estão por vir.

Criada em 1921 por iniciativa de amigos de pessoas mortas na Primeira Guerra Mundial, a Comrades Marathon começou com 47 participantes. Hoje, reúne a cada ano mais de 20 mil atletas do mundo todo. O percurso é considerado um dos mais bonitos entre as competições mundiais do gênero.

Neste ano, a competição entra na edição de número 93, que vai ser realizada no dia 10 de junho. O Brasil deve contar com cerca de 230 corredores na ultramaratona, que representam a segunda maior delegação de estrangeiros na competição.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*