Banco de sangue do Hemepar começa a restabelecer estoque

Depois de uma semana de queda no número de doadores, o Hemepar, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, a começa a reestabelecer o estoque do banco de sangue. Na última semana, só em Curitiba, a média de doações caiu em 30%, com redução de 120 para 80 bolsas de sangue por dia. Um dos pontos que podem ter contribuído para a retração de doadores foi a crise do desabastecimento de combustível.

Mas a chegada de temperaturas mais amenas e o feriado no meio da semana também interferem diretamente nesse número.

É o que explica o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach.

A principal preocupação das equipes do Hemepar é manter a frequência de doares. Hatschbach explica quais são os critérios para ser um doador.

Em média, são retirados 450 ml de sangue em cada doação. Homens podem doar a cada 2 meses e mulheres a cada 3. Após a coleta, o sangue é testado para assegurar que não há nenhum tipo de contaminação com doenças e separado em diferentes componentes. A rede Hemepar atende mais de 10 hospitais.

Doadores regulares ganham uma carteirinha e podem contar com desconto em eventos culturais. Além disso, a lei trabalhista prevê um dia de folga, sem prejuízo do salário, a cada 12 meses para quem apresentar comprovação de doação.

 

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*