Banco do Brasil é alvo de operação da PF em Curitiba

Uma operação da Polícia Federal cumpriu hoje (terça-feira, 17) mandados de busca e apreensão em prédios administrativos do Banco do Brasil, em dois shoppings de Curitiba. Os prédios alvo da ação da PF funcionam como centros de operações do Banco do Brasil para todo o país. A investigação é sobre fraudes em créditos agrícolas. Chamada de Operação Turbocred, a ação foi deflagrada por 70 policiais federais em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal.

A operação em conjunto com o Ministério Público Federal de São Paulo, investiga fraudes em financiamentos agrícolas concedidos no período entre os anos de 2012 e 2015 na região de Ribeirão Preto, no Interior de São Paulo.

Em Curitiba, os policiais federais teriam pedido acesso a documentos e computadores, segundo o Sindicato dos Bancários. As operações contratadas nas agências bancárias são analisadas e confirmadas nestes centros administrativos. Em cada centro do banco em Curitiba trabalham aproximadamente 1,2 mil funcionários.  Os centros ficam dentro dos shoppings Estação, no bairro Rebouças, e Palladium, no Água Verde.

Segundo a Polícia Federal, inquérito da Operação Turbocred foi aberto em março deste ano para investigar concessões fraudulentas de crédito agrícola que estavam sendo realizadas por agências bancárias da região de Ribeirão Preto.

As investigações buscam esclarecer também se houve participação de funcionários e quem são os beneficiários. Segundo a PF, uma das modalidades de fraude foi a obtenção de crédito rural para atividade agrícola supostamente realizada em fazendas que, na realidade, estavam arrendadas para atividade de usinas de açúcar.

A Polícia Federal afirma que a operação marca o início de uma nova abordagem no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro por parte das instituições de controle do Estado. Os crimes investigados são: obtenção de financiamento mediante fraude, aplicação de recursos captados para financiamento em atividade diversa daquela para o qual foram tomados em instituição financeira oficial, gestão fraudulenta de instituição financeira, corrupção ativa e passiva. As penas variam de 2 a 12 anos de prisão.

Golden Boy

Em dezembro do ano passado, a Operação Golden Boy da Polícia Federal de Ribeirão Pre­to prendeu cinco suspeitos de cometeram crimes contra o sistema finan­ceiro, estelionato e lavagem de dinheiro também através de contratos irregulares de financiamentos agrícolas e empréstimos realizados na agência do Banco do Brasil.

Na ocasião, a polícia afirmou que contas eram abertas em nome dos ‘laranjas’, com cadastros de empréstimos já aprovados pelo gerente geral da agência

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem