PolíticaEleições 2018

Band marca data de primeiro debate entre candidatos ao governo

 Band marca data de primeiro debate entre candidatos ao governo

Debate no Paraná será mediado pelo jornalista Douglas Santucci (Foto: Divulgação)

Debate no Paraná será mediado pelo jornalista Douglas Santucci (Foto: Divulgação)

O primeiro debate entre candidatos ao governo do Paraná em emissora de televisão aberta será no dia 16 de agosto, às 10 horas da noite, na TV Band Curitiba. O evento será no dia seguinte ao registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral. Desde 1994, a Band realiza o primeiro debate na TV, tanto entre candidatos aos governos, como entre os postulantes à presidência da República, que neste ano será no dia 9 de agosto. No Paraná, o debate do dia 16 de agosto será mediado pelo jornalista Douglas Santucci.

A Band ainda não definiu as regras do debate, que devem seguir os moldes determinados pela legislação eleitoral. A participação dos candidatos também é prevista por lei e precisa ser seguida com rigor. Ao optar por realizar o debate, as empresas, tanto emissoras de rádio e TV, quanto canais na internet, são obrigadas a convidar os concorrentes com representação de pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional para debates eleitorais.

Segundo o chefe de jornalismo da Band Doglas Santucci, a emissora costuma abrir espaço para todos os candidatos.

O debate da Band é o primeiro encontro entre os candidato na corrida eleitoral com transmissão aberta na televisão. O debate costuma balizar as discussões durante a campanha.

No cenário atual de pré-candidatos ao governo do Paraná, pela legislação, o debate da Band teria que convidar o ex-deputado Doutor Rosinha, do PT, cuja bancada na Câmara Federal conta com 60 deputados; a governadora Cida Borghetti, do PP, que tem 51 deputados; o ex-senador Osmar Dias, do PDT, com 20; o deputado estadual Ratinho Junior, do PSD, também com 20; o servidor público Professor Piva, do PSOL, que tem seis deputados; e, caso a candidatura ao governo se confirme, o senador Roberto Requião, do MDB, que tem 51 deputados.

Os partidos dos pré-candidatos Jorge Bernardi, da REDE, que tem dois deputados na Câmara; e Geonísio Marinho, do PRTB, que não tem nenhum, têm menos de cinco deputados e, portanto, as emissoras não têm obrigação legal de convidá-los. Isso não impede que a emissora adote um segundo critério, que é a definição de uma certa posição nas pesquisas eleitorais para fazer o convite, ou mesmo de convidar todos eles. O candidato vai se quiser.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem