Bares de Curitiba recebem festival de divulgação científica internacional aberto ao público

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Três bares de Curitiba vão abrir as portas a partir da próxima segunda-feira para um festival de divulgação científica que acontece simultaneamente em nove países. O evento – inédito em Curitiba – leva cientistas para falar sobre os temas e o impacto da ciência na vida cotidiana, em apresentações abertas ao público. O festival Pint of Science Brasil – ou um “brinde à ciência” – vai de 15 a 17 de maio, de segunda a quarta-feira da semana que vem. Nesta primeira edição, a organização local é do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná. É como se fosse um grande festival de música, em que os artistas se apresentam simultaneamente em vários palcos a cada noite. Nesse caso, os artistas são os pesquisadores e demais participantes convidados para conversar com o público.

Segundo o professor Lauro Samojeden, chefe do Departamento de Física da UFPR, e organizador do evento em Curitiba, o festival é um debate em ambiente descontraído.

Entre os temas do debate, estão “celulas-tronco: um curinga em nosso corpo”; a evolução do Universo: da grande explosão aos dias atuais; o DNA: muito além da beleza; a influência da Lua nos seres vivos; Física Quântica para leigos”, entre outros. Inédito em Curitiba, o Pint of Science é recente no Brasil. Para as próximas edições, a ideia é expandir para todas as áreas da ciência.

A iniciativa, que é formada por uma rede de voluntários, ocorre simultaneamente em mais de 100 municípios espalhados por países como Canadá, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Itália, Austrália, Alemanha e França. No Brasil, 22 cidades vão sediar o evento.  Durante as três noites do festival, a população de Curitiba poderá participar de nove debates que vão acontecer em três locais (Cervejaria Bodebrown, Hop’n Roll Beer Club e Trapista Hamburgueria e Cervejaria). A cada noite, três temas atuais serão discutidos. O evento é gratuito e as pessoas só pagarão o que consumirem. Como não são realizadas inscrições ou reservas antecipadas, recomenda-se que as pessoas cheguem antes para garantir o lugar. Mais informações no site ufpr.br.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*