Bares de Curitiba recebem festival de divulgação científica internacional aberto ao público

 Bares de Curitiba recebem festival de divulgação científica internacional aberto ao público
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Três bares de Curitiba vão abrir as portas a partir da próxima segunda-feira para um festival de divulgação científica que acontece simultaneamente em nove países. O evento – inédito em Curitiba – leva cientistas para falar sobre os temas e o impacto da ciência na vida cotidiana, em apresentações abertas ao público. O festival Pint of Science Brasil – ou um “brinde à ciência” – vai de 15 a 17 de maio, de segunda a quarta-feira da semana que vem. Nesta primeira edição, a organização local é do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná. É como se fosse um grande festival de música, em que os artistas se apresentam simultaneamente em vários palcos a cada noite. Nesse caso, os artistas são os pesquisadores e demais participantes convidados para conversar com o público.

Segundo o professor Lauro Samojeden, chefe do Departamento de Física da UFPR, e organizador do evento em Curitiba, o festival é um debate em ambiente descontraído.

Entre os temas do debate, estão “celulas-tronco: um curinga em nosso corpo”; a evolução do Universo: da grande explosão aos dias atuais; o DNA: muito além da beleza; a influência da Lua nos seres vivos; Física Quântica para leigos”, entre outros. Inédito em Curitiba, o Pint of Science é recente no Brasil. Para as próximas edições, a ideia é expandir para todas as áreas da ciência.

A iniciativa, que é formada por uma rede de voluntários, ocorre simultaneamente em mais de 100 municípios espalhados por países como Canadá, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Itália, Austrália, Alemanha e França. No Brasil, 22 cidades vão sediar o evento.  Durante as três noites do festival, a população de Curitiba poderá participar de nove debates que vão acontecer em três locais (Cervejaria Bodebrown, Hop’n Roll Beer Club e Trapista Hamburgueria e Cervejaria). A cada noite, três temas atuais serão discutidos. O evento é gratuito e as pessoas só pagarão o que consumirem. Como não são realizadas inscrições ou reservas antecipadas, recomenda-se que as pessoas cheguem antes para garantir o lugar. Mais informações no site ufpr.br.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem