Beneficiários de programas sociais têm apenas três meses para retirar kits gratuitos de TV Digital

 Beneficiários de programas sociais têm apenas três meses para retirar kits gratuitos de TV Digital

Foto: Divulgação/Seja Digital

Foto: Divulgação/Seja Digital

Pouco menos de 15% dos kits para TV digital oferecidos gratuitamente a famílias de baixa renda foram distribuídos no Paraná até agora. Até o final de janeiro, 366 mil conjuntos com antena digital, conversor e controle remoto precisam ser entregues em Curitiba e mais 26 cidades do entorno. No dia 31 de janeiro, o sinal analógico de televisão será desligado nessas cidades e as famílias da região não poderão mais retirar os kits.

Têm direito ao equipamento gratuito as pessoas inscritas em programas do governo federal, como o Bolsa Família. Para garantir que a população tenha acesso a informações e possa fazer o agendamento do recebimento, a empresa responsável pela distribuição, a Seja Digital, está participando de mutirões e firmando parcerias com os municípios envolvidos.

Segundo a gerente regional da empresa, Sandra Frasson, nesta semana agentes da Seja Digital participam de um mutirão que a Prefeitura de Curitiba promove na Cidade Industrial.

Depois de fazer o agendamento nos mutirões, nos postos de atendimento instalados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios ou pelo site da Seja Digital, o beneficiário pode retirar o kit nos Correios, na data e horário marcados. Depois de vencido o prazo de 31 de janeiro, até mesmo as pessoas que são atendidas pelos programas do governo federal terão que comprar o equipamento.

Em Curitiba, o kit custa entre R$ 129 e R$ 200. Com a migração do sistema analógico para digital, o espaço hoje ocupado pelas TVs vai ser reaproveitado pelas operadoras de telefonia e internet. Segundo Sandra Frasson, a transição cumpre um cronograma estabelecido pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A Seja Digital foi constituída por determinação da Anatel pelas operadoras Vivo, Claro, TIM e Algar para coordenar o processo de distribuição de conversores de TV digital. A oferta dos kits gratuitos é uma espécie de contrapartida exigida para que as telefônicas possam explorar com banda larga e internet o espectro analógico que vai ser liberado pelas TVs.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem