Bondinho da XV vai ser restaurado

Foto:Cido Marques/FCC

O Bondinho da Rua XV, cartão-postal de Curitiba, vai ser restaurado. O local, que funcionava como posto para o empréstimo gratuito de livros e atividades de incentivo à leitura, desenvolvidos pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), já foi isolado com tapumes e plotagens que contam alguns detalhes da história do espaço. O processo de elaboração do edital público está no início. Segundo o diretor de patrimônio cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Marcelo Sutil, ele deve ser lançado até o próximo mês.

A expectativa é que as obras sejam finalizadas até 2019. Durante a reforma, o serviço de empréstimo de livros será mantido nas casas de leitura da regional Matriz. Os empréstimos podem ser feitos em qualquer casa de leitura. A mais próxima do bondinho é na Praça da Espanha. Os títulos do bondinho foram levados para as outras unidades. O ponto turístico foi instalado na Rua XV em 1973, com a proposta inicial de atender as crianças, enquanto os pais iam às compras no calçadão. Na segunda metade da década de 1980, o bondinho funcionou como Serviço de Informações e Turismo de Curitiba.

Em 1989, foi passou por uma recuperação estrutural e retomou a função como espaço cultural. Desde 2010 é um posto de atendimento para o empréstimo gratuito de livros, parte das ações do programa Curitiba Lê, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba.

 

Foto:Cido Marques/FCC

Foto:Cido Marques/FCC

Foto:Cido Marques/FCC

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*