Cada família paranaense consome em média quatro litros de óleo de cozinha por mês

Foto: Divulgação SEMA – arquivo

Cada família paranaense consome em média quatro litros de óleo de cozinha por mês. Em Curitiba, o consumo mensal é de mais de sete milhões. Os dados são da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos que estima que apenas um litro de óleo descartado nos rios e mares, contamina pelo menos 25 mil litros de água. Para evitar a poluição, empresas licenciadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) fazem o recolhimento e a reciclagem do óleo, após o consumo.  A capital paranaense tem pelo menos dois mil pontos de coleta de óleo usado. Dois deles são de iniciativa do Colégio e Faculdade Opet e estão localizados nos bairros Rebouças e Centro Cívico. De acordo com a coordenadora do projeto, Andréa Delfini, o recolhimento de óleos vegetais prejudica o meio ambiente quando é descartado indevidamente.

Uma forma de reciclar o óleo é transformá-lo em sabão.

Em todo o país mais de trinta e seis milhões de toneladas são consumidas por ano. Para ajudar no recolhimento e na reciclagem do óleo de cozinha, a população deve armazenar o produto em garrafas PET e entrega-los aos locais de coleta.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem