Cadeiras anfíbias se consolidam no litoral

Cadeiras anfíbias, Praia Mansa, Matinhos. (Foto: Maurilio Cheli)

O projeto “Praia Acessível”, que disponibiliza cadeiras anfíbias a pessoa com limitações de locomoção, passou de três para dez as cadeiras nas praias do Paraná, consolidando o que na temporada passada ainda era um projeto-piloto. Criada com intuito principal de possibilitar o acesso de pessoas com dificiência ao mar, o equipamento também virou sucesso entre os idosos com mobilidade reduzida.

Para operar a cadeira anfíbia, socioeducadores foram treinados e ficam à disposição das 10h às 19h em três pontos distintos de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, além de um na Costa Oeste, em uma das prainhas do Lago de Itaipu. Segundo a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social do Paraná, apesar das equipes, é recomendado um acompanhante durante o banho.

Cada banho de mar dura em média de 20 a 25 minutos, mas se não houver fila e a pessoa desejar ficar mais tempo, é possível. Como são flutuantes, os equipamentos permitem que o usuário entre no mar em uma profundidade considerável, porém segura. A secretaria está monitorando o uso das cadeiras e se necessário irá aumentar o número delas para o próximo verão.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem