Calendário oficial de pré-carnaval começa neste fim de semana em Curitiba

Foto: Cido Marques

Os eventos do pré-carnaval programados pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba começam no próximo domingo (21), nas Ruínas de São Francisco, com o Garibaldinho – uma festa para as crianças animada pelo bloco Garibaldis e Sacis. A programação em janeiro e fevereiro continua com as saídas do bloco na rua Marechal Deodoro e no Bairro Novo, a eleição do rei e da rainha do Carnaval 2018, o desfile das escolas de samba, a marcha Zombie Walk e os shows do Psycho Carnival.

Ontem (quarta, 17), o prefeito Rafael Greca, do PMN, e o secretário municipal de Defesa Social, Guilherme Rangel, receberam o secretário estadual da Segurança Pública, Wagner Mesquita, para discutir o esquema de segurança dos eventos. O tradicional bloco Garibaldis e Sacis vai sair na rua Marechal Deodoro no dia 28 de janeiro e no Bairro

Novo no dia 4 de fevereiro. O bloco surgiu em 1999, quando um grupo de músicos e artistas decidiu convidar as pessoas a brincarem ao som das antigas marchinhas de carnaval, percorrendo os trechos entre a Praça Garibaldi e o Largo da Ordem, no centro histórico de Curitiba. O bloco cresceu e agregou cada vez mais foliões e seguidores, transformando o pré-carnaval de Curitiba em uma grande diversão.

A eleição do cortejo real, com a escolha do rei, da rainha e das princesas do Carnaval 2018, será no dia 25 de janeiro, no Memorial de Curitiba. O cortejo percorrerá a cidade convidando a população para participar dos festejos e do desfile das escolas de samba, dia 10 de fevereiro, na Marechal Deodoro. Nove escolas participam do desfile – cinco no grupo especial e quatro no grupo de acesso.

A apuração das notas e a proclamação da escola campeã serão feitas no domingo, 11 de fevereiro, no Memorial de Curitiba. A animação prossegue com a marcha Zombie Walk, também no domingo à tarde, partindo da Boca Maldita até a Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, onde um palco estará montado com estrutura de som e luz para shows de bandas e artistas locais. A marcha é outra tradição da cidade. Realizada desde 2009, a caminhada reúne milhares de pessoas maquiadas e caracterizadas de mortos-vivos.

Para encerrar os festejos, as bandas de rock do Psycho Carnival são mais uma atração dentro do calendário oficial. Os shows acontecem na segunda-feira, 12 de fevereiro, no palco do Centro Cívico. O festival, que acontece também no Jokers Pub durante quatro dias, está na 19ª edição e é considerado um dos principais eventos alternativos do carnaval brasileiro.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Show de Lulu Santos tem sessão extra em Curitiba

Show de Lulu Santos tem sessão extra em Curitiba

As apresentações são nos dias 5 e 6 de agosto, no Teatro Positivo

Três filmes na Netflix para aproveitar o sábado

Três filmes na Netflix para aproveitar o sábado

Separamos três filmes, disponíveis na Netlfix, para aproveitar o frio curitibano em grande estilo

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem