Campanha alerta para perigo da automedicação

Foto: Divulgação / Foto: Venilton Küchler / AENotícias
Foto: Divulgação / Foto: Venilton Küchler / AENotícias

A cada duas horas uma pessoa é intoxicada por medicamento no Paraná. Só no ano passado foram registrados pouco mais de quatro mil e quatrocentos casos no Estado. Em comparação com 2011, o número de casos de 2015 foi 12% maior. O número está bem a frente, por exemplo, de intoxicações causadas por drogas e produtos de uso domiciliar. Para diminuir os casos, uma campanha foi lançada hoje (quinta) para conscientizar o uso racional de medicamentos. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, esse tipo de intoxicação pode levar até a morte.

Já o chefe do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana, afirma que a validade é apenas um dos itens que devem ser verificados antes de tomar algum remédio.

Para ajudar o cidadão no controle dos remédios em uso, a Secretaria da Saúde criou uma carteirinha com informações para o paciente e o médico. O documento, que será distribuído na rede pública e na rede privada, traz o perfil do indivíduo, registra os medicamentos que devem ser administrados, a periodicidade e o nome do médico.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem