PolíticaEleições 2018

Candidatos do Paraná já gastaram R$ 321 mil para impulsionar propaganda no Facebook

 Candidatos do Paraná já gastaram R$ 321 mil para impulsionar propaganda no Facebook

Foto: divulgação/TRE-Pr

Em 14 dias, os candidatos nas eleições deste ano no Paraná já gastaram um total de 321 mil 261 reais da campanha com impulsionamento de conteúdo eleitoral na internet. Os valores declarados à Justiça Eleitoral são referentes ao período entre os dias 16 e 30 de agosto.

Em todo o País, o valor gasto nessa modalidade de campanha foi de dois milhões de reais. No Paraná, a governadora e candidata à reeleição, Cida Borghetti, do PP, foi a responsável por quase metade da despesa com esse tipo de propaganda. Ela declarou já ter gasto 150 mil reais para impulsionar publicações nas redes sociais.

O marido de Cida, o deputado federal e candidato à reeleição, Ricardo Barros, do PP, é o segundo da lista, e declarou outros 40 mil reais. Barros é tesoureiro nacional do PP. O candidato do PSD ao governo, deputado estadual licenciado Ratinho Júnior, apontou gasto de apenas 10 mil reais nos primeiros 14 dias de campanha na internet. O ex-governador e candidato ao Senado, Beto Richa, do PSDB, investiu 9 mil e 400 reais nessa modalidade de campanha virtual.

Esta é a primeira eleição em que é permitido efetuar o impulsionamento de conteúdo na internet para fins eleitorais, desde que identificado de forma clara e contratado exclusivamente por partidos políticos, coligações, candidatos e representantes. A norma proíbe, porém, a veiculação de qualquer outro tipo de propaganda eleitoral paga na internet. As alterações na propaganda eleitoral na internet preveem também a proibição do uso de perfis falsos e robôs.

Reportagem: Narley Resende

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem