Carcaça de baleia é enterrada em Praia de Leste

Foto: colaboração / Fábio Kiil

A carcaça de uma baleia jubarte trazida pelo mar foi enterrada na praia hoje (quinta) de manhã em um balneário em Praia de Leste, no Litoral do Paraná. Equipes da prefeitura de Matinhos removeram a carcaça da beira da água para enterrar mais próximo à restinga. De acordo com o Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná, a carcaça não pode ser totalmente removida da praia para que siga o processo normal de decomposição. O sistema biológico da praia precisa que os animais marinhos se decomponham na areia.

O empresário Fabio Kill presenciou a remoção da carcaça, que estava próxima à passarela de madeira sobre a restinga na praia do balneário de Patrick, no totem 13. Ele conta que os técnicos do Centro de Estudos do Mar coletaram material para análise.

Outro morador da praia, Carlos Nicolau, de 59 anos, ex-funcionário da APA, disse que já havia sentido o cheiro durante a noite, mas que pensou ser apenas a maresia.

Está foi a primeira baleia morta encontrada em praias do Paraná neste ano. No ano passado, pelo menos oito carcaças foram encontradas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem