Casos de depressão têm alta no Paraná

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A depressão teve uma alta de 290% no Paraná em menos de 20 anos. Deste total, trinta e nove mortes relacionadas à doença foram registradas no estado. O número de suicídios aumentou 86%, passando de trezentos e quarenta e quatro para seiscentos e quarenta e um, entre 1996 e 2015. Os dados são do Ministério da Saúde. Por causa do alto índice, a depressão e o suicídio na adolescência foram os temas da palestra realizada na manhã desta quarta-feira, 03, pela Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos e pelo Comitê Gestor Intersecretarial de Saúde Mental (Cismeep). De acordo com o secretário de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, o próximo passo é realizar uma palestra específica para os adolescentes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os adolescentes correspondem a 3% do total de suicídios registrados nos últimos 45 anos. Esta é a terceira causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos de idade. Segundo o palestrante e psiquiatra Pedro Pan, as chances de tratamento são maiores, caso a depressão seja diagnosticada ainda na juventude.

De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, a doença afeta mais de trezentas e vinte milhões de pessoas em todo o mundo. Deste número, mais de 11 milhões são brasileiras – o equivalente a 5,8% da população.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem