Castração de graça na Regional Bairro Novo ainda tem vagas abertas

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Ainda há vagas para a próxima ação de castração gratuita de cães e gatos da Rede de Proteção Animal de Curitiba. A cirurgia é feita na unidade móvel de castração que vai estar na Regional Bairro Novo entre os dias 21 e 25 de maio. Para conseguir uma vaga, o dono do animal precisa fazer a inscrição no site da Rede de Proteção Animal e ir até a Rua da Cidadania com o número do protocolo para validar o cadastro.

O agendamento é feito pelo telefone, pela equipe da Rede. Segundo a prefeitura, a expectativa é castrar mil animais nessa edição. Até hoje (17) de manhã, 500 vagas ainda estão disponíveis. A prioridade do programa é atender pets da população de baixa renda, que receba benefícios sociais, além de organizações não-governamentais ligadas à proteção animal e protetores de animais independentes.

Só em 2018, mais de 3000 animais foram castrados pelo Programa Municipal de Castração Gratuita. A unidade móvel de castração já passou Regionais do Portão, Cajuru, Boa Vista, Tatuquara, CIC e Pinheirinho. A cirurgia de castração serve para impedir que os animais se reproduzam e também previne doenças, como câncer de mama nas fêmeas, e de testículos nos machos.

Os animais são sedados com anestesia geral. Nas fêmeas, são retirados o útero, trompas e ovários. Elas não entram mais no cio após a cirurgia. Nos machos, são retirados os testículos. Nesta edição, o castramóvel ficará na Rua da Cidadania Bairro Novo, na Rua Tijucas do Sul, 1700 – Sítio Cercado, entre os dias 21 e 25 de maio. O agendamento é feito pela equipe da Rede de Proteção Animal pelo telefone, após a validação do cadastro do animal.

 

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*