Política

Cerveró fica calado em depoimento à Polícia Federal

Foto: Rodrigo Felix Leal / Metro Curitiba
Foto: Rodrigo Felix Leal / Metro Curitiba

O ex-diretor da área internacional da Petrobrás, Nestor Cerveró, permaneceu calado durante o depoimento de hoje à Polícia Federal. Dois delegados do Paraná participaram da oitiva, que durou uma hora e meia, e fizeram cerca de dez perguntas, às quais Cerveró não respondeu. A defesa do ex-diretor questiona a competência do juiz federal Sérgio Moro, de Curitiba, para julgar as denúncias da Operação Lava Jato, e entrou com uma petição judicial alegando que ele é suspeito para julgar fatos relacionados a Nestor Cerveró. Por conta disso, o advogado de defesa, Beno Brandão, afirma que o cliente vai permanecer calado até que haja uma decisão superior sobre o Juiz.

 

No questionamento da competência da Justiça Federal do Paraná, os advogados do ex-diretor defendem que o caso deveria tramitar no Rio de Janeiro, onde teriam ocorrido os fatos que estão sendo apurados. O mesmo argumento já foi usado pela defesa de outros investigados. Os advogados de Cerveró também entraram com uma medida judicial em que alegam que o juiz Sérgio Moro tornou-se suspeito desde que julgou o pedido de prisão preventiva do ex-diretor.

Segundo a defesa, a fundamentação usada por Moro indica que ele tem convicção sobre a responsabilidade penal de Cerveró, o que seria como um pré-julgamento. No primeiro depoimento, após ser preso, há duas semanas, Cerveró negou participação no esquema de corrupção na Petrobras. Os policiais ainda não conseguiram coletar declarações do ex-diretor sobre materiais apreendidos no cumprimento de mandados judiciais e também sobre movimentações financeiras e de bens que ele teria feito no final do ano passado. Essa movimentação, que foi o principal motivo da prisão de Cerveró, é considerada pelos investigadores um indício de que ele estaria ocultando bens.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia