Chuva de meteoros ilumina o céu de Curitiba na noite desta terça-feira

Foto: reprodução/Wikipedia
Foto: reprodução/Wikipedia

Os curitibanos que apreciam astronomia têm uma oportunidade e tanto para acompanhar um verdadeiro espetáculo no céu. É a chuva de meteoros Delta Aquarídeas, que começou no dia 18 de julho e vai até 18 de agosto, e que deve atingir o pico de atividade entre a noite desta terça-feira (28) e a madrugada de quarta-feira (29). Quem explica é o físico e professor de Astronomia do planetário FTD Digital Arena, João Carlos Oliveira.

Essa chuva de meteoros ocorre anualmente. A diferença, desta vez, é que o fenômeno vai poder ser observado tranquilamente por causa de uma massa de ar seco que está sobre a região sul do país e dificulta a formação de nuvens.

O professor também orienta a direção para onde os observadores devem olhar para acompanharem o fenômeno.

Os meteoros são pequenos corpos celestes também conhecidos por “estrelas cadentes” por causa dos riscos de luz que eles deixam no céu. Quando se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, eles queimam parcial ou integralmente, e é esse processo que gera o rastro luminoso. A Nasa, Agência Espacial Norte-americana, aponta que a origem da Delta Aquarídeas não é muito precisa, mas garante não há risco para o planeta durante esse tipo de fenômeno.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem