Chuva forte deixa várias ruas alagadas em Curitiba

Foto: Priscila Fontes / BandNews Curitiba

Pelo menos duas mil pessoas de 13 municípios do Paraná foram afetadas pelas fortes chuvas que atingem o Estado desde ontem à noite (segunda, 5). De acordo com a Defesa Civil, mais de cem casas foram danificadas e 32 pessoas estão desabrigadas. As principais regiões atingidas são Campo Magro, Ponta Grossa, Candoi, Pitanga e Querência do Norte.

Em Curitiba, algumas ruas foram alagadas e três carros que estavam estacionados na Avenida Iguaçu, entre as ruas Desembargador Westphalen e Alferes Poli,  foram danificados após a queda de uma árvore. Não houve feridos. A árvore caiu de forma transversal, atingindo veículos estacionados na direita e na esquerda da pista. De acordo com a Prefeitura, apenas após à queda foi possível constatar comprometimento na raiz.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente faz o monitoramento das árvores mais antigas e de grande porte da cidade. Elas são retiradas conforme a avaliação de risco. As árvores retiradas são substituídas gradativamente. Segundo a tenente da Defesa Civil Estadual, Kassandra Costa, a situação mais complicada foi em Reserva do Iguaçu, com muitas casas destelhadas.

Os lagos dos parques da cidade, dentre eles, Barigui e Tingui, transbordaram e atingiram pistas de corrida, parquinhos e área de lazer.

De acordo com levantamentos da Defesa Civil. Xaxim, Pinheirinho, Santa Quitéria, Cajuru e Parolin sofrem com as enchentes após o acúmulo de 102 milímetros de água – o esperado para todo os mês de junho em Curitiba.

São 22 equipes da Secretaria de Obras trabalhando pela cidade, desentupindo bueiros e retirando vegetação das galerias para escoar a água da chuva e impedir novos alagamentos. A Guarda Municipal faz monitoramento em todas as regionais. Foram registrados até agora apenas danos materiais, sem vítimas. Na Regional Portão há um grande ponto de alagamento no bairro Parolin. Três barracos caíram e o Rio Guaíra transbordou. Equipes da Guarda e da Administração Regional prestam atendimento à população.

Na Regional Boqueirão, o registros de transbordamento do Ribeirão dos Padilhas, no Xaxim, e do Córrego Alto Boqueirão, no Boqueirão. Rio Belém tem alagamentos em alguns pontos do bairro. O Terminal do Boqueirão tem pontos de alagamento, mas funciona normalmente. Dez pessoas da Administração Regional estão nas ruas.

Na Regional Cajuru, há pontos de alagamento na Vila Betel. Rio Areiãozinho, que passa na região, transbordou.

No início da tarde, a Cosedi inspecionou um muro que caiu no Pilarzinho, na Rua Álvaro Moleta. A residência será interditada e os proprietários notificados para a construção de um muro de arrimo.

Foi registrado alagamento no CMEI Vila Torres, no Parolin, as crianças estão na sala da diretora aguardando a chegada dos pais. Na CIC, houve alagamentos na Escola Municipal Dario Vellozo e no CMEI Barigui I.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.