Cidade paranaense é considerada a mais limpa do Brasil

Maringá, no noroeste do Paraná, foi considerada a cidade mais limpa do Brasil em uma pesquisa elaborada pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana e pela empresa de auditoria internacional PwC.

O município aparece no topo do levantamento que analisa o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana. A média geral foi de 0,744. A diferença para a segunda colocada foi mínima. Niterói, no Rio de Janeiro, obteve 0,742 em uma escala de 0 a 1.

Para chegar aos resultados, foram considerados quatro aspectos: engajamento do município; sustentabilidade financeira; recuperação dos recursos coletados; e impacto ambiental. Foram avaliados 3.049 municípios. Apesar da recente polêmica envolvendo a licitação para contratação de aterro sanitário municipal, Maringá obteve pontuação máxima no quesito impacto ambiental, que leva em conta a destinação adequada dos resíduos sólidos coletados.

O processo licitatório foi suspenso pela Justiça após a Pedreira Ingá, empresa que realiza de forma terceirizada o serviço à prefeitura, questionou a habilitação de uma concorrente. Por meio da assessoria, os responsáveis pela pesquisa explicaram ao Metro Jornal que os dados utilizados no levantamento foram coletados em 2015 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.

O sistema é abastecido por informações repassadas pelas próprias prefeituras e lá consta que Maringá possui aterro. Os responsáveis pelo estudo ressaltaram ainda que o objetivo não é criar um ranking, mas sim mapear o cumprimento das recomendações da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem