Cidades pequenas lideram geração de empregos no Paraná

Foto aérea da cidade de Medianeira-PR - Foto: Divulgação / AENotícias do Pr
Foto aérea da cidade de Medianeira-PR – Foto: Divulgação / AENotícias do Pr

A cidade de Capanema, no sudoeste do Estado, foi a que mais gerou empregos no primeiro semestre do ano no Paraná. O saldo positivo foi de pouco mais de 2500 vagas. O dado é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.  Em parâmetros nacionais, a cidade ficou em sexto lugar em todo Brasil na geração de empregos no período.

A construção da hidrelétrica Baixo Iguaçu, na região, foi o principal motivo para o elevado número na criação de vagas no mercado de trabalho. A usina deve ficar pronta em 2018 e o custo estimado dela é de mais de 1,6 bilhão de reais. Os números da cidade  de Capanema vão na contramão do resto do Estado que teve mais de dezesseis mil e setecentas vagas de empregos formais fechadas no primeiro semestre. Segundo a economista do Observatório do Trabalho, Suelen Glinski, setores como o da construção civil e o de frigoríficos são os que estão puxando o emprego em cidades do interior.

Das dez cidades que mais geraram vagas no primeiro semestre no Paraná, nove tem menos de 65 mil habitantes. A exceção é Toledo, que tem mais de 100 mil habitantes, e também gerou vagas de emprego.  Já as cidades maiores tiveram redução no número de vagas. Elas são as mais afetadas pela crise, principalmente, por causa da retração da indústria.

No primeiro semestre, a Região Metropolitana de Curitiba foi a que mais perdeu postos de trabalho, com três mil e trezentas vagas. Em todo o país, as demissões atingiram quase quinhentas e trinta e duas vagas formais nos primeiros seis meses deste ano.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.