Clínica móvel deve oferecer atendimento gratuito para animais de famílias carentes

Foto:Cesar Brustolin/SMCS

Uma clínica veterinária móvel deve percorrer as regionais de Curitiba para atendimento de animais de famílias de baixa renda. O projeto é uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a prefeitura. Alunos residentes do curso de Medicina Veterinária da instituição vão fazer as consultas e também cadastrar os animais para que sejam castrados.

A secretária do meio ambiente, Marilza Dias, conta que a iniciativa busca promover a saúde dos animais e faz parte das ações que já vem sendo desenvolvidas, como as campanhas de castração.

O anúncio da parceria foi feito em evento de divulgação da nova gestão do Conselho Municipal de Proteção Animal (Comupa). A coordenadora da residência profissional em área de saúde da UFPR, Rita de Cassia Maria Garcia, destaca que os alunos que vão fazer o atendimento devem também identificar situações de risco e vulnerabilidade vividas pelos tutores dos animais.

Além da clínica móvel, uma campanha de vacinação quer imunizar pelo menos 5 mil animais todos os anos. Os correios também lançaram um selo comemorativo. Com a imagem de um cão e um gato – que são os pets mais comuns nos lares brasileiros, o selo leva a mensagem da proteção animal.

A protetora independente e também carteira, Marcia dos Santos, falou aos presentes durante a cerimônia.

A vereadora Fabiane Rosa (PSDC), apoiadora da causa animal, representou a câmara municipal no anúncio das parcerias. Ela faz uma análise sobre como os cuidados com os animais domésticos refletem na saúde da própria família e por consequência o bem estar de toda a comunidade.

Os atendimentos devem começar já a partir de junho, na regional Tatuquara. Até dezembro, a clínica móvel deve passar pelas regionais Portão, Cic, Matriz, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru e Bairro Novo. As datas das ações e as condições para atendimento devem ser divulgadas com antecedência no site da prefeitura: curitiba.pr.gov.br.

Foto:Luiz Costa/SMCS

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*